• Domingo, 29 de Março de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. SELIC – Taxa Básica de Juros

Imprensa livre

SELIC – Taxa Básica de Juros

Nesse dia 5 de Fevereiro, o COPOM, que é o Comitê de Política Monetária do Brasil, decidiu reduzir MAIS UMA VEZ, a taxa SELIC. Agora o corte foi de 0,25% para 4,25% ao ano. É a menor taxa básica da história. Nunca no Brasil, tivemos uma taxa tão baixa assim.

SELIC é a taxa básica de juros que temos no Brasil, onde todos os outros produtos financeiros se baseiam para cobrança de juros, tais como Empréstimos Consignados, Empréstimos para financiamento de carros, móveis, casas, sem contar também os juros do cartão de crédito e do cheque especial. É na taxa SELIC também, que os juros para empréstimos de pessoa jurídica são baseados.

Mas vamos trocar em “miúdos”: essa redução da Taxa SELIC vai mexer com todos os juros que são cobrados no mercado. Se você pedir empréstimo hoje, já vai ter um juro um pouco menor, do que se você tivesse pedido esse empréstimo na semana passada.

Uma taxa de Juros baixa é muito para o País, pois gera investimentos por parte dos empresários, gera mais empregos, gera uma renda maior para os trabalhadores e o custo do dinheiro fica mais baixo para quem deseja abrir seu próprio negócio e precisa de um empréstimo, por exemplo

O corte dos juros básicos da economia, é uma sinalização do governo aos empresários para que esses possam fazer investimentos em suas empresas, pegando empréstimos a juros mais baixos.

Mas para quem investe seu dinheiro em RENDA FIXA, tais como os CDBs de bancos e os títulos públicos do governo federal, os chamados “TESOURO DIRETO”, essa redução da taxa de juros significa menores ganhos, menores rentabilidades nesses produtos financeiros.  Então pode ser que muitos desses produtos financeiros deixam de ser atrativos ao investidor, visto que depois de descontar o Imposto de Renda e taxas, muitos desses produtos, podem rentabilizar menos ou igual a caderneta de poupança. Por isso a importância de você saber todas as taxas que seu banco lhe cobra nos investimentos.

Em resumo, está acabando a festa da renda fixa no Brasil. Quem desejar investir seu dinheiro, deve buscar conhecimento, sobre outros tipos de investimentos e tem muita oportunidade por aí, o problema é o que brasileiro não tem conhecimento em Educação Financeira e acaba deixando o dinheiro onde é mais fácil e mais cômodo.

Existem ótimas oportunidades de investimentos, basta ter o conhecimento ou consultar um profissional da área.

Além disso, quem tem dinheiro na Caderneta de Poupança vai ter menores rendimentos ainda. O governo Dilma alterou as regras de rentabilidade da poupança, que passou a render 70% da Taxa Selic.  Se a SELIC está em 4,25%, 70% disso é igual a 2,98% ao ano.

Pois é, é isso mesmo, não estou louco e nem brincando, a caderneta de poupança só vai render 2,98% ao ano. 

E a projeção da inflação para os próximos 12 meses está acima disso, isso quer dizer, que a rentabilidade real da caderneta de poupança será NEGATIVA, isso mesmo, você vai perder dinheiro, vai perder o PODER DE COMPRA, deixando dinheiro na CADERNETA DE POUPANÇA.

Ao falar que a CADERNETA DE POUPANÇA teria RENTABILIDADE NEGATIVA fui atacado diversas vezes em redes sociais, pois me diziam que isso é mentira, que a poupança continua rendendo positivamente 2,98%.

Mas isso é uma forma de ver as coisas de forma mascarada, pois em outros países sempre falamos de RENTABILIDADE LÍQUIDA, retiradas as taxas, impostos e inflação. Já aqui no Brasil, por falta de educação financeira dos brasileiros, os bancos aproveitam para falar somente em RENTABILIDADE BRUTA, mas na verdade e eu, mesmo que seja atacado, sempre trago a verdade, o que importa é o quanto entra no seu bolso, não é verdade?

Muito fácil dizer que você vai ganhar 2.98%, mas vem a inflação, um custo silencioso de 3.60% e literalmente engole todo o seu rendimento e um pouco mais ainda, logo na VERDADE você vai ganhar
-0,62% ao ano.

-0,62% é a RENTABILIDADE REAL da Caderneta de Poupança, a partir de agora.

Sabe o que é inflação? É a subida generalizada dos produtos e serviços ao longo do tempo, isso é: Se você tem R$ 1.000 hoje e com esse dinheiro você vai numa loja e compra um celular, daqui a 1 ano, você pega esses mesmos R$ 1.000 e tenta comprar o mesmo celular, mas não vai conseguir, pois ele deverá estar mais caro (porque houve aumento do preço do produto, isso é, ao preço do produto foi somada a inflação).

Na sua Caderneta de Poupança ocorre o mesmo, mas ao contrário, isso é, como o dinheiro perde valor, por conta da inflação, você deve reduzir a inflação da sua rentabilidade e isso torna sim, a RENTABILIDADE REAL da poupança NEGATIVA!

Mas Cristiano, então é melhor deixar o DINHEIRO em CASA?

Não, em casa a inflação vai corroer mais ainda do que se deixar na Poupança. O que fazer então?

Por enquanto deixe o dinheiro na Caderneta de Poupança, mas procure URGENTEMENTE conhecimento, estude, leia livros sobre dinheiro e investimentos ou contrate um profissional para lhe auxiliar. Não fique refém de seu banco, não peça ajuda a gerente de banco ou ao gerente da sua conta, pois com certeza, e eles me odeiam por falar isso, mas eles vão te oferecer o que é bom para o banco e não o que é bom para você! Eles vão lhe oferecer o que vai dar mais comissão para eles e não o que é bom para você!

Procure um profissional independente que não é ligado a nenhum BANCO ou CORRETORA, dessa forma esse profissional vai lhe ajudar de verdade, de forma IMPARCIAL

Tem dinheiro lá, na velha e ultrapassada CADERNETA DE POUPANÇA? Corre de lá URGENTEMENTE!

Quer saber como rentabilizar melhor seu dinheiro, fuja da poupança e entre em contato conosco.

Reflita sobre isso!

Uma ótima semana!

Pelo Instagram, procure por @coachcristianobrasil

Youtube: www.youtube.com/cristianobbrasil

 

Cristiano Brasil

Treinador Comportamental, Life e Financeiro Coach, Hipnoterapeuta Verbal e Não Verbal, Empresário, Palestrante, Pós-graduado MBA em Gestão Financeira e Pós-graduado Especialista em Mercado de Capitais. Presta auxilio no planejamento financeiro de famílias, casais, pessoas físicas e jurídicas.

contato@cristianobrasil.com.br

+55 (48) 99949-7993

http://www.cristianobrasil.com.br

Jacinto Machado sedia Campo Agroacelerador da Cooperja Anterior

Jacinto Machado sedia Campo Agroacelerador da Cooperja

Homem de 64 anos é condenado por estuprar jovem de 26 anos Próximo

Homem de 64 anos é condenado por estuprar jovem de 26 anos

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.