• Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. A atual radiografia do MDB em nossa região

Política

A atual radiografia do MDB em nossa região

MDB tem mapeadas onze candidaturas a prefeito em nossa região, duas candidaturas a vice-prefeito, e outros dois apoios brancos à chapas majoritárias compostas por outras legendas.
 
Algumas candidaturas a prefeito, no entanto, poderão se transformar em candidaturas a vice.
 
A maioria dos projetos ao comando dos Executivo Municipais, no entanto, estão bem consolidados.
 
É o caso de Araranguá, onde o prefeito César Antônio Cesa disputará a reeleição, e de Sombrio, onde a prefeita Gislaine Dias da Cunha trilhará o mesmo caminho.
 
O MDB também tem candidatura certa a prefeito em Turvo, através do ex-prefeito Heriberto Afonso Schmidt, em Passo de Torres, através do vereador Emerson Cardoso Kijillin, o Fom, em Jacinto Machado, através do empresário Sander Just, em Timbé do Sul, através do ex-vereador Marlon Panatta, e em Praia Grande, onde uma pesquisa decidirá quem será o candidato do partido à Prefeitura Municipal.
 
Há outros quatro casos onde o MDB já tem seu pré-candidato a prefeito, mas os encaminhamentos para a composição majoritária poderão sofrer revés.
 
Em Balneário Gaivota o partido já referendou a pré-candidatura a prefeito do professor Fernando Ferreira, o Chimia, mas o MDB poderá vir a compor como vice do PSD.
 
Em Maracajá o ex-prefeito Wagner da Rosa é o pré-candidato emedebista ao comando da prefeitura, mas o partido poderá compor como vice de outra legenda.
 
Em São João do Sul, o vereador Márcio Grei Magnus é o pré-candidato do MDB ao Executivo Municipal, mas ele também poderá compor como vice do PL.
 
Já em Morro Grande, o atual vice-prefeito Juraci Favarin, o Tatim, é o pré-candidato do MDB ao comando prefeitura, mas ele poderá concorrer novamente como candidato a vice nas eleições deste ano.
 
Em outros dois municípios o MDB deverá ser candidato a vice de forma natural.
 
São os casos de Balneário Arroio do Silva, onde o empresário Eduardo Costa deverá ser companheiro de chapa de Jairo Borges (PL), e de Santa Rosa do Sul, onde o atual vice-prefeito Pedro Dávila da Cunha deverá concorrer à reeleição na chapa encabeçada pelo prefeito Almides da Rosa (PSDB).
 
Por fim, em dois municípios, o MDB não deverá ter candidato a prefeito, nem a vice.
 
É o caso de Ermo, onde o partido apoiará o projeto de reeleição do prefeito Paulo Della Vechia, o Paulinho (PL), que concorrerá com o Progressistas como seu vice, e também de Meleiro, onde o MDB apoiará a dobradinha composta por PL e PSD.
 
Finais
 
Atrás de Progressistas, MDB e PL, o PSDB é o quatro partido, ao lado do PT, com mais pré-candidatos a prefeito em nossa região. A legenda conta com as candidaturas naturais à reeleição do prefeito de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos, e do prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa.
 
Além deles, o PSDB também tem pré-candidaturas a prefeito em Meleiro, onde o ex-vice-prefeito Rogildo Bordignon deverá concorrer ao Executivo Municipal, em Ermo, através da pré-candidatura a prefeito do vereador Geovane Buzzello, em Sombrio, onde o suplente de vereador Natanel Corvelo se declarou pré-candidato ao comando da prefeitura, e em Passo de Torres, onde o ex-vereador Eduardo Cardoso, o Dado, também se lançou pré-candidato a prefeito.
 
Ao todo, por enquanto, já são seis nomes a disposição do PSDB para disputar prefeituras municipais em nossa região nas eleições deste ano.
 
Também com seis pré-candidaturas às prefeituras municipais de nossa região, o Partido dos Trabalhadores dispõe do nome de Geraldo Pessoa, em Araranguá, de Emerson Lazzaron, em Balneário Gaivota, de Bárbara Topanotti, em Ermo, de Everaldo Pereira, em Maracajá, de Jeferson Gonçalves Martins, em Passo de Torres, e de Carlos de Fáveri, em Sombrio.
 
Na via inversa, há partidos estruturados em vários municípios de nossa região, mas que não terão candidatos a prefeito, nem a vice, pelo o que está encaminhado até agora.
 
É o caso do Republicanos, legenda que abriga a filiação do ex-governador Carlos Moisés de Oliveira, mas que deverá passar longe das candidaturas majoritárias aqui no Extremo Sul Catarinense neste ano.
 
Vale lembrar que tanto no caso do PSDB, quanto no caso do PT, não necessariamente todas as pré-candidaturas a prefeito deverão ser levadas adiante.
CEIs e Escolas Municipais de Sombrio Ganham Muda de Citronela em Ação para Combate à Dengue Próximo

CEIs e Escolas Municipais de Sombrio Ganham Muda de Citronela em Ação para Combate à Dengue

Maio Laranja leva alunos e autoridades para as ruas da cidade de Meleiro Anterior

Maio Laranja leva alunos e autoridades para as ruas da cidade de Meleiro

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.