A Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou na sessão da noite desta segunda-feira, 10, o Anteprojeto de Lei nº 113/2025, de autoria do vereador Samuel Jesuíno, que trata da criação da “Vaga Azul”, destinada ao embarque e desembarque de passageiros de aplicativos de mobilidade urbana, como Uber e 99, em pontos estratégicos do município.
O texto, que seguirá para apreciação do Poder Executivo, prevê a instalação de vagas de curta duração, com tempo máximo de cinco minutos, em locais de grande fluxo, como o calçadão, Praça Hercílio Luz, shoppings, supermercados, entre outros. Os veículos seriam identificados por adesivos ou outros sinais visuais e fiscalizados pelo Departamento Municipal de Trânsito.
Segundo o vereador Samuel Jesuíno, a proposta busca organizar o trânsito e garantir segurança e comodidade para motoristas e usuários de aplicativos. “Essa vaga azul vai criar um espaço no calçadão, na praça, para que o pessoal do aplicativo possa parar para embarque e desembarque de passageiros. Hoje, muitos acabam sendo multados apenas por parar por alguns minutos. A ideia é criar pontos específicos, como na Praça Hercílio Luz e em supermercados, dando mais comodidade ao cidadão e segurança para quem está trabalhando para garantir o sustento da família”, destacou.