• Sábado, 18 de Abril de 2026
  1. Home
  2. Política
  3. Aprovados Anteprojetos nas áreas de esporte, lazer, desenvolvimento humano e valorização estudantil

Política

Aprovados Anteprojetos nas áreas de esporte, lazer, desenvolvimento humano e valorização estudantil

Durante a 34ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Araranguá, realizada na noite da última segunda-feira, 14, foram aprovados quatro Anteprojetos de Lei, que agora seguem para apreciação do Poder Executivo. As propostas abrangem iniciativas nas áreas de esporte, lazer, desenvolvimento humano e valorização de estudantes.

O Anteprojeto de Lei nº 028/2025, de autoria do vereador Diran Drewke, institui o Programa Municipal Domingo do Esporte e Lazer. A proposta prevê o fechamento de vias públicas aos domingos, permitindo que a população utilize os espaços para atividades esportivas, culturais e recreativas, promovendo integração social e bem-estar físico e mental.

Já o Anteprojeto de Lei nº 058/2025, apresentado pelo vereador Carlos da Funerária, busca incluir a Meia Maratona de Inverno de Araranguá no calendário oficial de eventos do município. O evento, com percurso entre o centro da cidade e o balneário Morro dos Conventos, tem como objetivo incentivar o turismo, movimentar a economia local e estimular a prática esportiva.

Também foi aprovado o Anteprojeto de Lei nº 060/2025, de autoria do vereador Evandro Conceição, que propõe a criação do Centro de Desenvolvimento Humano de Araranguá. O espaço será voltado para ações de fortalecimento emocional, autoestima, propósito de vida e valores humanos, com atividades como palestras, rodas de conversa e práticas de atenção plena. A iniciativa pretende utilizar estruturas públicas já existentes e firmar parcerias com a comunidade.

Com foco na valorização dos estudantes, o Anteprojeto de Lei nº 059/2025, de autoria do vereador Samuca, propõe a fixação dos valores das bolsas para estagiários contratados pelo Município de Araranguá e suas autarquias. Os novos valores variam conforme o nível de ensino e a carga horária, buscando corrigir uma defasagem identificada no atual modelo. A justificativa destaca que, apesar do caráter educativo do estágio, os estudantes exercem funções importantes nas diversas secretarias e órgãos públicos, sendo necessário garantir uma bolsa mais justa e compatível com suas responsabilidades.

As propostas seguem agora para análise do Executivo Municipal.

Projeto AMAI-VOS: evento no dia 26 deve reunir fundos para investir na estrutura Próximo

Projeto AMAI-VOS: evento no dia 26 deve reunir fundos para investir na estrutura

CERSUL amplia entrega de recursos para entidades Anterior

CERSUL amplia entrega de recursos para entidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.