• Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. As alternativas ao PP e ao MDB na região

Política

As alternativas ao PP e ao MDB na região

Na última sexta-feira comentei que, em que pese as duas dezenas de partidos existentes em nossa região, o Progressistas e o MDB deverão ser os protagonistas do pleito eleitoral do ano que vem, lançando mais de 70% dos candidatos a prefeito e a vice aqui no Extremo Sul Catarinense. Mas nem só de Progressistas e MDB vive a política de nossa região. O PSDB, por exemplo, irá bancar os projetos de reeleição do prefeito Kekinha dos Santos, em Balneário Gaivota, e de Almides da Rosa, em Santa Rosa do Sul. Tratam-se de dois nomes já consolidados para a disputa municipal de 2024. De forma natural, o PL também lançará a candidatura do prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia a um segundo mandato. Paulinho se elegeu pelo MDB em 2020, mas migrou para o ninho liberal neste ano, por onde disputará a reeleição. Já o prefeito de Maracajá, Aníbal Brambila, disputará a reeleição pelo PSD. Dos candidatos à reeleição, há ainda o caso do prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, filiado ao Republicanos. Ele tanto pode postular um novo mandato, no ano que vem, por seu atual partido, como pode migrar para outra legenda com este objetivo, dentre elas o Progressistas.  

Há vários outros casos de candidaturas a prefeito que fugirão a hegemonia proposta por Progressistas e MDB. Em São João do Sul, por exemplo, o ex-prefeito Alex Bianchin deverá disputar a Prefeitura Municipal pelo PDT. Já o ex-prefeito de Santa Rosa do Sul, Nelson Cardoso de Oliveira, trilhará o mesmo caminho pelo PSD. 

Há também muitas expectativas. O PL de Araranguá, por exemplo, aposta suas fichas em uma candidatura de Andresa Ribeiro. Já em Balneário Gaivota o PSD pode lançar Fábio Albino como candidato a prefeito. Vale ressaltar, no entanto, que na maioria absoluta dos casos, se não estiverem atuando como protagonistas, Progressistas ou MDB serão coadjuvantes, indicando o candidato a vice-prefeito. Por serem os dois partidos mais estruturados em nível regional, as demais siglas acabaram recorrendo a eles para ter o suporte necessário nas disputas municipais.   

Finais  

MDB de Jacinto Machado realizou ato confraternização no último sábado, ocasião em que o partido recebeu dezenas de filiações. A mais esperada era a do empresário Sander Just, que ingressa na legenda já como principal nome emedebista para a sucessão do prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola (MDB). A atual gestão desfruta de grande popularidade, principalmente por conta de investimentos no setor de infraestrutura viária. Isto faz com que o MDB almeje seu terceiro mandato consecutivo. Por sua vez, na oposição, o Progressistas ainda não definiu quem será seu pré-candidato a prefeito. O ex-vice-prefeito Adelor Emerich, principal nome da legenda para um embate majoritário, já disse que não tem nenhuma intenção de concorrer em 2024. 

A exemplo de Balneário Gaivota, Tribunal de Contas do Estado recomendou a aprovação das contas, relativas a 2022, da Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul, que é administrada pelo prefeito Almides da Rosa (PSDB). O parecer pela aprovação será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores, que é quem dá a última palavra em relação ao tema. Almides não deverá ter nenhuma dificuldade em relação a aprovação no legislativo. De acordo com o prefeito, o parecer pela aprovação, dado pelo Tribunal de Contas do Estado, ratifica o empenho com que a gestão municipal de Santa Rosa do Sul vem sendo gerida, e também norteia os trabalhos administrativos nesta reta final de 2023, como também em 2024.  

Zé Milton e lideranças seguem trabalhando para retomada da pavimentação na SC-108 Próximo

Zé Milton e lideranças seguem trabalhando para retomada da pavimentação na SC-108

Secretaria de saúde de Araranguá realizará teste rápido de HIV; saiba mais Anterior

Secretaria de saúde de Araranguá realizará teste rápido de HIV; saiba mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.