• Sexta-feira, 27 de Maio de 2022
  1. Home
  2. Política
  3. Boeira manifesta interesse direto por candidatura ao Senado

Política

Boeira manifesta interesse direto por candidatura ao Senado

Ex-deputado federal Jorge Boeira (PDT) decidiu que vai postular uma candidatura ao Senado Federal pela Frente Democrática. O PDT vem sendo mapeado para disputar a vice-governadoria, ou o Senado, pela Frente, que é um grupo de oito partidos de esquerda que deverão disputar as eleições deste ano unidos em Santa Catarina. Esta, pelo menos, é a tese. Em um primeiro momento, Boeira havia declarado que o espaço que fosse cedido ao PDT, na majoritária, estaria de bom tamanho. Ontem, no entanto, o ex-deputado ressaltou que pretende postular a vaga de candidato a senador. Em princípio, Décio Lima (PT) e Dário Berger (PSB), são os nomes preferenciais da Frente para disputar o Governo do Estado. Se for acertada uma dobradinha ao governo e a vice entre os dois, o caminho de Boeira para disputar o Senado estará livre.

Deputados do PSD declaram apoio a Gean Loureiro

PSD estadual começa a convergir para o nome do ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, do União Brasil, no que diz respeito a disputa pelo Governo do Estado neste ano. Os deputados estaduais da legenda já estão com Gean, depois de uma articulação desencadeada principalmente por Júlio Garcia. O único estadual pessedista que ainda não declarou apoio a Gean Loureiro foi o presidente da legenda, Milton Hobus, que, por ora, defende a candidatura de Raimundo Colombo ao governo. É sabido, no entanto, que Colombo quer mesmo é disputar o Senado Federal. Para adiar aquilo que já é sacramentado, Hobus agendou para o próximo dia 9 de maio encontro do partido para discutir oficialmente o tema. O PSD e o União Brasil também têm conversado com o Progressistas e com o PSDB. A intenção é a formação de uma grande aliança de centro direita para disputar o governo catarinense.

Esta articulação é muito ruim para Antídio Lunelli, que é o pré-candidato oficial do MDB ao governo, e que almeja, ao menos, ter: ou União Brasil, ou PSD ou PSDB ao seu lado. Com a pré-candidatura de Loureiro sendo reforçada pelo PSD, este não abrirá mão de disputar a governadoria, e, provavelmente, acabará levando o Progressista a reboque. Com sorte, pode ser que sobre o PSDB para Antídio. Este, pelo menos, é o cenário atual.

Mas se os fatos em decurso são ruins para Antídio Lunelli, eles são péssimos para Jorginho Mello (PL), já que a maioria do grupo que está orbitando a pré-candidatura de Gean Loureiro é o sonho de consumo do senador. Jorginho precisa, no mínimo, do Progressistas, para viabilizar seu projeto de chegar ao segundo turno. Lá a história é outra.

Em relação a Lunelli, há um alento. Alguns deputados estaduais do partido já começam a se movimentar em seu sentido. A suplente de senadora Ivete Appel da Silveira (MDB), viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (MDB), também declarou apoio a ele. Mesmo movimento feito pelo MDB do Norte do Estado. Esta situação, por óbvio, é muito ruim para Carlos Moisés, cujas fichas, neste momento, estão todas apostadas, de forma bastante ingênua, no MDB.

Milton Hobus quer evitar o inevitável

Em relação ao PSD, o fato é o que o presidente da legenda, deputado Milton Hobus, quer evitar o inevitável. O partido não conseguirá emplacar um candidato ao governo com reais chances de eleição. A única chance de isto acontecer seria com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, isto se no mesmo barco estive o Progressista, ou o PSDB, concorrendo como vice, e ainda o empresário Luciano Hang disputando o Senado. Afora isto, o PSD não conseguirá ser ponto gravitacional para encabeçar uma majoritária com chances de vitória. A tendência natural é ir com Gean Loureiro, ou com Antídio Lunelli. Com Gean, a tendência é que a aliança partidária seja maior, pois as mágoas que envolvem os interessados são menores. O Progressistas, por exemplo, apoiaria Gean, mas não apoiaria Antídio.

Morro dos Conventos: SAMAE melhora condições da ETA I, que abastece quatro comunidades Próximo

Morro dos Conventos: SAMAE melhora condições da ETA I, que abastece quatro comunidades

Polícia Civil recebe 3,7 mil pistolas da marca Glock Anterior

Polícia Civil recebe 3,7 mil pistolas da marca Glock

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.