• Terça-feira, 09 de Março de 2021
  1. Home
  2. Política
  3. Câmara de Vereadores de Araranguá aprova adesão ao Cis-Amrec

Política

Câmara de Vereadores de Araranguá aprova adesão ao Cis-Amrec

Secretário de Saúde esteve na casa e proposta foi aprovada por todos os vereadores do município

 

Devido a ausência de alguns medicamentos na farmácia básica municipal o Executivo encaminhou na última semana um Projeto de Lei que autorizava a adesão ao Cis-Amrec, porém na última sessão ordinária, a vereadora e líder do governo na Câmara, Lena Périco (MDB), pediu vistas do projeto, sendo assim, a administração municipal encaminhou para a Câmara de Vereadores de Araranguá o PL substitutivo º 001/2021 ao projeto de Lei Ordinário nº 002/2021, este que suprime o inciso XII, o qual tratava sobre a admissão de pessoal e todos os vereadores o aprovaram.

O projeto deu entrada e levando em consideração a urgência foi colocado em votação. A importância da aprovação imediata foi frisada pelo secretário de Saúde de Araranguá, Henrique Besser, que veio até a casa e a solicitou. Em sua fala, o secretário pontuou que por conta de problemas financeiros no Cis-Amesc - atual consórcio que a cidade está ligada, existe a necessária filiação para a entidade da região carbonífera. “Essa migração é parcial, pois precisamos continuar presentes no Cis-Amesc e Cis-Amrec. O que nos leva pedir essa adesão é a compra de medicamentos e insumos, pois hoje existe uma total inadimplência no Cis-Amesc, que nos impede das aquisições. Uma licitação de forma direta é complicada, já que os fornecedores não possuem interesse por conta da quantidade. Estamos com uma grande carência de medicamentos na nossa farmácia municipal e essa aprovação nos dá segurança e garantia ao atendimento ao cidadão araranguaense”, revelou.

O projeto, segundo o presidente Diego Pires, é de suma importância. “Sabemos da ausência de medicamentos e os vereadores foram coerentes nesta aprovação em caráter emergencial. Esse aval ao prefeito vai de encontro a necessidade de muitas pessoas”, disse.

Outras proposições aprovadas

A Câmara de Vereadores de Araranguá ainda aprovou dois projetos de lei de autoria do executivo, um que altera o artigo 100 da lei orgânica municipal, que trata da publicação dos atos municipais e outro que institui o diário oficial dos municípios de Santa Catarina como órgão de publicação oficial.

Além disso a casa aprovou três pedidos de informação, um de autoria do vereador Nelson Soares (PDT) sobre o parque industrial, tratando de pontos específicos como: quantos terrenos possui a área industrial, quantos terrenos foram entregues a iniciativa privada e entre outros. o vereador Jair Anastácio (PT) aprovou pedido de informação que solicita a relação de todos os funcionários do município de Araranguá, contratados via Cis-Amesc. discriminando a contratação por concurso público, processo seletivo e contrato temporário e Luciano Pires (PODE) pediu explicações quanto ao contrato licitatório nº 132/2020 que visa a pavimentação asfáltica da avenida beira mar no bairro Paiquerê.

Requerimento e indicações aprovadas

Lena Périco

Envio de expediente ao Prefeito de Araranguá, Sr. Cesar Antonio Cesa e ao Secretário de Administração, Volnei Roniel Bianchin Da Silva, para que seja realizado estudo para a regulamentação da Lei Municipal nº 2891, de 11 de junho de 2010 - Institui a Fundação Municipal De Esportes.

Samuel Duarte Nunes

Construção de uma Anel Viário que de acesso ao Parque Industrial através do trevo do bairro Operária.

Neno Fontoura

Término da implantação de placas indicativas com os nomes de ruas, bairros e localidades, em todo território do município de Araranguá.

Márcio Tubinho

Calçamento com lajotas e colocação de rede pluvial na rua Domingos José André, no bairro Lagoão, neste município.

José Carlos Cândido de Souza (Zico)

Revestimento asfáltico na rodovia Carlos Cardoso, no bairro Lagoão.

Douglas Michels

Pavimentação asfáltica da rua Antônio Manoel João, no trecho de aproximadamente 1 quilômetro na localidade do bairro Divinéia.

Kelvin Diran

Pavimentação com lajotas e implantação de rede pluvial na rua Governador Celso Ramos, no bairro Arapongas. 

Jorginho

Colocação de duas lombadas físicas na rua Antônio Severino De Souza, no bairro Caverazinho, Loteamento Village Vale Verde.

Luciano Pires

Pavimentação asfáltica ou calçamento com lajotas na rua José João De Medeiros, no bairro Morro Dos Conventos.

Lena Périco

Revitalização do parque central do município.

Nelson Soares

Calçamento com lajotas e rede pluvial, na rua Francisco Manoel Pereira, no bairro Coloninha.

Paulinho

Que o poder público municipal, por meio da secretaria de obras e serviços urbanos, providencie um mutirão de limpeza nas ruas do bairro Polícia Rodoviária.

Jair Anastácio

Que os profissionais da educação sejam incluídos como grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19

Encontro avalia instalação de Área Industrial no distrito de Sapiranga Próximo

Encontro avalia instalação de Área Industrial no distrito de Sapiranga

Guarda-vidas do Sul já realizaram 340.000 prevenções a afogamentos nesta temporada Anterior

Guarda-vidas do Sul já realizaram 340.000 prevenções a afogamentos nesta temporada

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.