Na noite desta terça-feira (08), a Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva aprovou três projetos durante a sessão ordinária, que também foi marcada por homenagens emocionantes. Familiares dos homenageados e o prefeito Evandro Scaini (Progressistas) estiveram presentes acompanhando tudo de perto.
Dois projetos de lei, assinados por todos os vereadores da Casa, prestaram homenagem a figuras importantes para a história do município. O Projeto de Lei nº 002/2025 após sancionado dará o nome de Lourenço Conti Neto ao prédio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
Lourenço, que nasceu em Araranguá em 1947, teve papel fundamental na luta pela emancipação do município em 1995, sendo secretário da Comissão de Emancipação. Também foi Diretor de Obras, Secretário e Vereador. Faleceu em dezembro do ano passado, aos 76 anos.
Já o Projeto de Lei nº 003/2025 nomeou o Centro Multiuso como “Centro Multiuso Esther Pacheco Mucillo”, em homenagem a Esther, falecida em 2021.
Ela era conhecida pelo seu envolvimento em diversas causas sociais e comunitárias, como o Clube de Mães, o Grupo da 3ª Idade, o Coral Municipal, a APAE, o Apostolado da Oração e o Grupo de Bocha. Além disso, foi eleita Rainha da 3ª Idade da microrregião da AMESC.
O presidente da Câmara, vereador Pedrinho Coelho, destacou a importância de manter viva a memória de pessoas que tanto contribuíram com a cidade. “São duas figuras que ajudaram a construir a história de Arroio do Silva. Essa homenagem é mais do que justa”, afirmou.
Parcerias com entidades também foram aprovadas
A Câmara também aprovou o Projeto de Lei nº 004/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a firmar parcerias com entidades da sociedade civil. A ideia é unir esforços para a realização de projetos e atividades de interesse público.
As entidades que serão contempladas são:
• Associação Coral de Balneário Arroio do Silva
• APAE de Balneário Arroio do Silva
• Federação de Jiu-jitsu Olímpico do Estado de Santa Catarina