• Terça-feira, 21 de Julho de 2026
  1. Home
  2. Política
  3. Documento rasgado e pedido de impugnação: o debate sobre a eleição da Câmara de Araranguá

Política

Documento rasgado e pedido de impugnação: o debate sobre a eleição da Câmara de Araranguá

A eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Araranguá segue rendendo debates entre os vereadores. Na última sessão antes da votação, o assunto foi debatido de forma aberta pelos vereadores. Uma alteração na chapa inscrita foi questionada pelo vereador Nelson Soares e ainda o vereador Samuel Nunes rebateu a contranotificação feita pelo PSD, o seu partido, durante a sessão.

O primeiro momento em que o assunto foi tratado na sessão, foi a leitura de uma contranotificação feita ao vereador Samuel Nunes. O documento, assinado pelo presidente do PSD, Cristiano da Silva Costa, o Tano, foi lido pelo secretário da mesa, Douglas Michels. No documento, o PSD alega que realizou uma reunião do seu diretório municipal e que ofereceria a presidência na chapa ao vereador Samuca, que não compareceu a reunião. Ainda no documento, orienta pela votação em bloco, com todos os vereadores votando na chapa que tem candidatos do PSD.

O vereador Samuca pediu uma questão de ordem, em que solicitou a leitura da notificação que originou a contranotificação, que foi feita na sessão. O vereador argumentou que foi informado da reunião com 24 horas de antecedência, e ele já havia marcado um outro documento. O vereador ainda argumenta que vem sendo perseguido dentro do partido com relação a sua atuação parlamentar e que a reunião já tinha um pré definição pelo fechamento da questão.

Ao final da sessão, durante o período da palavra livre, o vereador Samuca voltou a carga, afirmando que tem lealdade ao grupo de oito vereadores. “Nos últimos tempos, o meu partido através do nosso presidente, o vice-prefeito Tano, vem me mandando cartinhas. E eu entendo que isso aqui é algo que ali na frente ele vai querer me prejudicar, isso é já sabido já e eles não dão valor pras relações que a gente faz aqui tempo. Eu quero falar pra vocês e deixar registrado nessa Casa, que quem mandava em mim faleceu vai fazer 21 anos no dia 3 de janeiro que era o meu pai”, disse o vereador, que rasgou a contranotificação que recebeu do PSD, no momento em que foi aplaudido por alguns vereadores.

Pedido de impugnação da chapa

O presidente Jair Anastácio convocou os vereadores para a eleição, que acontecerá na sexta-feira, 16. Após a leitura das chapas e registrando a substituição de um dos nomes da chapa 2, substituindo o vereador Jair Anastácio pelo vereador José Carlos de Souza Candido, o Zico. No momento em que o vereador Nelson Soares solicitou uma questão de ordem.

“Há uma questão em que o jurídico da Casa deve se debruçar, por que quando se faz a inscrição da chapa, ela é feita de forma irrevogável e irretratável, então se pressupõe que não há possibilidade de revogação e nem de se retirar o nome da chapa. Deste modo, a terceira chapa que está inscrita, ela coincide com os nomes da segunda chapa. Entendo que a terceira chapa não pode ser registrada, estou impugnando a terceira chapa neste momento e entendo que se concorrer é a segunda chapa e não a terceira”, pontuou o vereador, solicitando um parecer da assessoria jurídica da Câmara.

O vereador Luciano Pires também manteve o questionamento, perguntando ao presidente se a chapa seria deferida. Anastácio respondeu que até um posicionamento do jurídico da Câmara.

Fonte: Assessoria de Comunicação 

 
Polícia Militar localiza corpo carbonizado no Fundo Grande em Araranguá Próximo

Polícia Militar localiza corpo carbonizado no Fundo Grande em Araranguá

Balneários da região contarão com reforço policial na Operação Veraneio Anterior

Balneários da região contarão com reforço policial na Operação Veraneio

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.