• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Federação partidária passa a ser válida no país

Política

Federação partidária passa a ser válida no país

Numa reviravolta política típica de Brasília, Senado Federal derrubou veto do presidente Jair Bolsonaro, que proibia a criação de federações partidárias, tornando este expediente válido já para as eleições do ano que vem. As federações partidárias são uma tentativa de manter as coligações vivas, mas sua aplicação prática é muito difícil de ser viabilizada.

Basicamente, já a partir de 2022, para as eleições proporcionais, o que inclui as disputas para deputado estadual e federal, os partido poderão se unir em grupos, desde que haja afinidade ideológica e programática entre eles. Cabe ao Tribunal Superior Eleitoral, através de resolução a ser editada, criar as normativas para isto. De antemão, no entanto, já da para saber que poderiam concorrer como se fossem um só partido o PT e o PDT, por exemplo, como também o MDB e o PSDB, ou ainda o PL e o PSC. Por sua vez, não será autorizada uma federação entre PT e PL, por serem partidos com programas muito distintos.

Outro problema para a união é que ela tem que se dar de forma vertical, precisando valer para todo o país. Sendo assim, se MDB e PSDB decidirem criar uma federação, isto teria que valer para todos os municípios, de todo o Brasil, naquela eleição. A federação também é indissolúvel por quatro anos, e quem pular fora dela perde fundo partidário. Por conta disto, é muito provável que somente com muito amor mesmo para que dois ou mais partidos se suportem do Oiapoque ao Chuí, para enfrentar as urnas em eleições proporcionais. O mais provável é que somente os partido nanicos se juntem em grupos em 2022, para depois convergirem para uma só legenda, através de fusão partidária.

Sem confirmação no BRDE, Moreira pode ir a Estadual

Indicado pelo governador Carlos Moisés da Silva para ocupar uma diretoria do BRDE, ex-governador Eduardo Pinho Moreira ainda não teve seu nome oficializado pela instituição, que, por sua vez, precisa de aval do Banco Central para fazê-lo. Se o impasse continuar, é muito provável que Moreira abra mão desta pretensão e se dedique a construir sua candidatura a deputado estadual com vistas à 2022, o que certamente o levará à Assembleia Legislativa, e muito provavelmente à presidência do parlamento catarinense. Moreira, aliás, já tem contatado alguns correligionários na garimpagem de apoio para seu projeto eleitoral.

Gisla Scaini é cotada para disputar Assembleia pelo PSD

Integrante da cúpula do PSD catarinense, Gisla Scaine, de Balneário Arroio do Silva, está elencada como candidata a deputada estadual pela legenda para a disputa do ano que vem. Sem a possibilidade de coligação proporcional, o PSD, a exemplo de todos os demais partidos do Estado, poderá lançar dezoito, ou até mais candidaturas femininas ao parlamento estadual em 2022. Dentre as mulheres, Gisla é um dos principais nomes do partido para o embate do próximo ano, ao lado da ex-prefeita de São José, Adelina Dal Pont, que é natural de Timbé do Sul. A grande interrogação no caso de Gisla fica por conta da candidatura do deputado estadual Júlio Garcia à reeleição, já que ela é ligada diretamente a seu grupo político.

Tropa de cheque de Carlos Moisés disputará em peso em 2022

Absoluta maioria da tropa de choque do governador Carlos Moisés da Silva deverá se desincompatibilizar para disputar eleição do ano que vem. Em princípio, boa parte deve concorrer à Assembleia Legislativa, e vários outros à Câmara Federal, a exemplo do atual secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, que em 2018 deixou de ser eleito senador da República por apenas 18 mil votos. Lucas é um dos principais articuladores políticos do governador e, por ora, esta conduzindo o processo de modo filiar todo o grupo no Republicanos. Até os 45 do segundo tempo, no entanto, a aposta ainda é de filiação a um grande partido.

PP de Sombrio muda bancada na Câmara hoje

Suplente legislativa do Progressistas de Sombrio, a enfermeira Élida Silveira da Rosa irá assumir a Câmara Municipal de Vereadores, de forma interina, durante o mês de outubro. A posse acontece hoje, na sede do legislativo. De acordo com o presidente municipal do Progressistas, Nano Freitas, Élida irá assumir a cadeira que cabe ao vereador Peri Soares, que sofreu um acidente e está acamado. Conforme o presidente, independentemente disto, os vereadores do partido já haviam acordado que a enfermeira assumira a Câmara durante este mês, “em homenagem ao Outubro Rosa”. Por vocação profissional, as propostas de campanha da suplente estiveram fortemente vinculadas ao setor da saúde.

CCR ViaCosteira apoia o Movimento Outubro Rosa Próximo

CCR ViaCosteira apoia o Movimento Outubro Rosa

O Mar acalma a alma Anterior

O Mar acalma a alma

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.