• Sexta-feira, 29 de Março de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Gaivota chama atenção pelos investimentos com recursos próprios

Política

Gaivota chama atenção pelos investimentos com recursos próprios

Gestão municipal de Balneário Gaivota tem chamado atenção pelos frequentes investimentos em obras com recursos próprios. Já no início do governo o prefeito Kekinha dos Santos (PSDB) determinou que fosse concluída a pavimentação asfáltica da Avenida Beira Mar, em seu trecho Norte, com dinheiro oriundo da própria prefeitura. Ato seguinte anunciou a pavimentação asfáltica de um trecho da Estrada do Campo, na localidade de Rua Nova, também com recursos próprios. Nesta semana foi dada ordem de serviço para construção de uma creche, no bairro Bilhamares, utilizando, do mesmo modo, recursos próprios do executivo municipal. O enxugamento da máquina pública e a economia das despesas operacionais cotidianas estão sendo a chave para as realizações. “Se economizar, não tem como não sobrar”, enfatiza Kekinha.  

Lista de candidatos não para de crescer  

Lista de pré-candidatos a deputado em nossa região já é grande, e tende a crescer ainda mais. Por ora, três nomes já despontam como candidatos à Câmara Federal, e outros dez à Assembleia Legislativa. Já manifestaram interesse em disputar o Congresso o ex-deputado federal Jorge Boeira (PP), o atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá, Diego Pires (PDT), e o ex-presidente da Câmara de Araranguá, Ozair Banha da Silva (PT).  

A lista daqueles que postulam o parlamento catarinense é bem maior, e, por ora, conta com bem mais pré-candidatos do que aqueles que de fato deverão concorrer à Assembleia. No PT, por exemplo, o vereador araranguanese Jair Anastácio e a suplente de vereador Sayonara Araújo são cotados para a disputa. Por óbvio, somente um nome deverá seguir no processo. Mesmo caso do PSL, que vislumbra a possibilidade de lançar como candidato a deputado estadual o atual vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho, ou o ex-vice-prefeito de Araranguá, Rodrigo Turatti.  

O PSB deverá concorrer com o economista e comunicador Alex Bristot, que disputou a vice-prefeitura de Santa Rosa do Sul ano passado. O PSDB conta com a disposição do ex-vice-prefeito de Meleiro, Rogildo Bordgnon. O Progresssitas tem a candidatura mais do que carimbada do atual deputado José Milton Scheffer. O Democratas tem estreitado conversas para lançar Ricardo Ghellere à Assembleia, mesmo Ricardo que disputou a Prefeitura de Araranguá ano passado pelo PRTB. Já o ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli, irá disputar pelo MDB, partido que perdeu, nesta semana, a filiação do ex-vereador de Araranguá, Marco Antônio Mota, que está procurando uma nova legenda para disputar o parlamento estadual. A lista, por óbvio, não está fechada, e a tendência é que cresça bem mais.  

Clésio Salvaro tem sofrido pressão para ser candidato ao Governo 

Mesmo descartando possibilidade de concorrer ao Governo do Estado ano que vem, prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), tem sido apontado por correligionários e simpatizantes como o nome ideal para o desafio. Em princípio, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, que disputou o governo pelo PSD em 2018, é o nome dos tucanos para o embate. O fato de não ser um histórico da legenda, no entanto, acaba depondo contra ele. Salvaro, por sua vez, diz agradecer a lembrança mas ressalta que não tem planos de renunciar a Prefeitura de Criciúma em favor de um novo projeto. “Talvez em 2026 eu possa postular o governo, mas no ano que em não”, comenta. 

No PP, Joares Ponticelli se diz disposto a concorrer ao governo  

Se por um lado o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), não se diz disposto a renunciar o mandato para disputar o Governo do Estado, por outro o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), não se faz muito de rogado. Ex-deputado estadual por cinco mandatos, e candidato a vice-governador em 2014, Ponticelli diz que está pronto para o desafio, mas, por óbvio, quer garantias que seu partido estará unido em torno de seu nome para uma disputa deste nível. Ponticelli prevê um cenário com múltiplas candidaturas ao governo, com um, ou mesmo dois candidatos chegando ao segundo turno com cerca de 20% dos votos dos catarinenses. O vencedor seria aquele que soubesse compor melhor na segunda etapa da eleição. A confiança de Ponticelli vem justamente de sua capacidade de articulação política.  

Araranguá e Ermo estreitam parceria pela Estrada da Itoupava  

Prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), e o de Ermo, Paulinho Della Vechia (MDB), firmaram parceira na tentativa de conquistar recursos para a pavimentação asfáltica da Estrada da Itoupava, que liga os dois municípios pelo interior. Reunidos nesta semana em Florianópolis, durante audiências no Governo do Estado, os dois prefeitos traçaram estratégias para viabilizar a execução do projeto. A Estrada faz parte do antigo Caminho dos Conventos, um dos traçados viários mais antigos do continente americano, aberto em 1728, para ligar o litoral sul catarinense até a região serrana do atual Rio Grande do Sul. O trecho a ser pavimentado tem cerca de 17 quilômetros. Interessante observar que, embora sejam vizinhos, Araranguá e Ermo não possuem estrada municipal asfaltada que os liguem.  

ACIVA e Unisul doam kits à Casa Lar Próximo

ACIVA e Unisul doam kits à Casa Lar

PM é acionada após corte de energia elétrica em Sombrio Anterior

PM é acionada após corte de energia elétrica em Sombrio

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.