• Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Governador vem a Araranguá e Sombrio

Política

Governador vem a Araranguá e Sombrio

Governador Jorginho Mello (PL) esteve ontem no fim da tarde em Araranguá, e no início da noite em Sombrio, onde se reuniu respetivamente com o prefeito César Antônio Cesar (MDB), e também com a prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB).

Na pauta, a avaliação das consequências das chuvas dos últimos dias nos dois municípios, como também uma prestação de contas a respeito do que o Governo do Estado vem fazendo pelos atingidos em Santa Catarina, e no que vem contribuindo com o governo do Rio Grande do Sul diante das intempéries no Estado vizinho.

Nos dois municípios, Jorginho Mello foi atualizado quanto aos estragos causados pelas chuvas, e se comprometeu em formar parceiras com a prefeitura de Araranguá, e também de Sombrio, para a recuperação do que foi danificado.

Os maiores estragos estão em estradas, ruas e pontilhões.

Jorginho também ressaltou que o Governo do Estado está trabalhando neste momento na dragagem do rio Itajaí-Açú, no Norte catarinense, mas que tão logo este trabalho esteja concluído, a draga que vem fazendo esta operação será disponibilizada para outros municípios do Estado, o que poderá incluir Araranguá, no que diz respeito ao desassoreamento do rio Araranguá, e Sombrio, no que diz respeito ao desassoreamento do rio da Laje.

Pontualmente em Sombrio, o governador visitou o abrigo para desalojados, que está montando no primeiro piso do Salão Paroquial da Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua.

No local, cerca de 20 sombrienses estão alojados, pois suas casas foram acometidas pelas cheias, ou corriam algum tipo de risco.

A maioria dos atendidos são moradores das proximidades do rio da Laje.

No que diz respeito a cooperação com o Rio Grande do Sul, Jorginho Mello ressaltou que Santa Catarina disponibilizou 300 profissionais que estão trabalhando diretamente no Estado vizinho, principalmente nos setores de Segurança Pública e Defesa Civil.

Além disto, de acordo com Jorginho, o governo catarinense também vem apoiando uma série de iniciativas ligadas ao recebimento e destinação de donativos às famílias riogradenses.

Técnicos da Defesa Civil catarinense que acompanharam o governador em sua incursão por nossa região, disseram que as águas na Grande Porto Alegre só deverão baixar completamente dentro de 15 dias, com o restabelecimento do cotidiano das cidades se dando somente daqui a 30 dias.

Finais

O governador Jorginho Mello também se mostrou bastante preocupado com o êxodo de gaúchos, especialmente para o litoral catarinense, em busca de abrigo.

De acordo com o governador, as prefeituras irão sentir bastante esta migração, pois, por óbvio, estas famílias irão necessitar de assistência médica, social e também de escolas para seus filhos.

Jorginho Mello ressaltou que as prefeituras precisarão manter uma sintonia fina com o Governo do Estado, para viabilizar as parcerias necessárias para os atendimentos que terão que ser feitos.

O governador ressaltou, no entanto, que o Estado catarinense estará de braços abertos para receber a todos que precisem de apoio neste momento de extrema dificuldade.

“Santa Catarina e o Rio Grande do Sul são irmãos gêmeos”, comentou Jorginho Mello.

 De um modo geral, a vinda do governador Jorginho Mello à Araranguá e a Sombrio foi alentadora, pois o Governo do Estado se colocou a inteira disposição para colaborar com os dois municípios, no que diz respeito aos estragos causados pelas chuvas nos últimos dias.

Ressaltou ainda que outros municípios aqui do Extremo Sul Catarinense encontrarão as portas abertas no governo catarinense para resolver suas demandas neste momento de dificuldade.

Disse que o governo vem monitorando todos os municípios de nossa região, e que tem ciência das necessidades de cada um deles.

Citou também a necessidade de elevações em rodovias do Estado que estão tendo pontos de alagamento.

De acordo com ele, estes problemas serão resolvidos pela Secretaria de Estado da Infraestrutura.  

Governador Jorginho Mello visita Araranguá: ações sobre enchentes e projetos estratégicos foram discutidos Próximo

Governador Jorginho Mello visita Araranguá: ações sobre enchentes e projetos estratégicos foram discutidos

Acidente mata ciclista e fere mulher gravemente no interior de Turvo Anterior

Acidente mata ciclista e fere mulher gravemente no interior de Turvo

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.