• Terça-feira, 25 de Junho de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Heriberto Schmidt será o candidato do MDB em Turvo

Política

Heriberto Schmidt será o candidato do MDB em Turvo

Ex-prefeito Heriberto Afonso Schmidt será o candidato do MDB em Turvo, nas eleições municipais deste ano.

Ao longo dos últimos meses o partido travou um processo de escolha interno que objetivou chegar a um denominador comum em relação a disputa pelo Executivo Municipal, que atualmente é comandado pelo prefeito Sandro Cirimbelli, filiado ao Progressistas, principal rival do MDB em nível local.

Especialmente ao longo dos últimos dois meses o cenário foi se configurando para que Heriberto fosse o indicado de seu partido para disputar a prefeitura.

No processo interno, os nomes de alguns empresários, cotados para disputar o Executivo pelo MDB, já estavam descartados, e restavam apenas Heriberto, o ex-vice-prefeito Edson Pisca Dagostin, e o vereador Valdir Vassoler Milanez, o Zebra.

No mês passado, Pisca declinou da possibilidade de ser candidato a prefeito, e restaram apenas Heriberto e Zebra no certame.

Neste final de semana, Zebra também abriu mão de concorrer como candidato a prefeito, restando apenas o nome de Heriberto no processo.

Em princípio, o MDB deverá ter o PSDB como companheiro de chapa majoritário, ressaltando-se o tucano Laerte Casagrande para a composição da dobradinha.

Laerte foi candidato a prefeito em Turvo na eleição de 2020.

A possível aliança entre MDB e PSDB deverá receber o apoio do PSD e do União Brasil, havendo a possibilidade de que possa ser ampliada.

Em Turvo, também estão postas no mercado eleitoral a candidatura natural à reeleição do prefeito Sandro Cirimbelli, assim como a intenção do PL de lançar o empresário Donato Casteler como candidato a prefeito.  

Heriberto Schmidt é o segundo ex-prefeito que será confirmado como candidato novamente ao Executivo Municipal nas eleições deste ano.

O primeiro foi o ex-prefeito de São João do Sul, Alex Bianchin (PP). Outras pré-candidaturas de ex-prefeitos em nossa região ainda aguardam encaminhamentos para serem confirmadas.

É o caso do ex-prefeito Ronaldo Pereira da Silva (PP), em Balneário Gaivota, dos ex-prefeitos Wagner da Rosa (MDB) e Antenor Rocha (PP), em Maracajá, do ex-prefeito Vitor Hugo Coral (PP), em Meleiro, do ex-prefeito Nelson Cardoso Oliveira (PSD), em Santa Rosa do Sul, e ainda dos ex-prefeitos de Morro Grande, Ênio Zuchinalli (Podemos), e Valdo Rocha (PSD).   

Finais

 PT de Balneário Gaivota lançou a pré-candidatura de Emerson Lazzaron ao comando da Prefeitura Municipal.

Ele já foi candidato a prefeito do município em 2020, ocasião em que concorreu pelo Avante.

O partido também já tem elencado os nomes de Alfredo Lameira, Antônio Ferreira de Souza, Antônio Werdum, Carlos Boeira, Edile Rodrigues e Sônia Beatriz Giaretta para concorrer como candidatos a vereador.

A legenda ainda abrirá espaço para outras três candidaturas ao legislativo municipal. Em 2008, o PT já disputou a Prefeitura de Balneário Gaivota, através da candidatura de Jorge Cunha, ocasião em que o partido contabilizou 6,28% do eleitorado.

Já visando o projeto eleitoral deste ano, o PT, que é presidido por Carlos Boeira, irá inaugurar sua sede no próximo dia 25, na Avenida Interpraias.  

 Presidente estadual do Progressistas, o ex-deputado federal sombriense Leodegar da Cunha Tiscoski, tem se dedicado pessoalmente a tarefa de encaminhar composições majoritárias que envolvam seu partido, especialmente nos maiores municípios do Estado.

Nos últimos dias, Leodegar esteve focado no processo eleitoral de Criciúma, onde o Progressistas postula a indicação do candidato a vice do deputado federal Ricardo Guidi, que disputará o Executivo pelo PL.

O ex-deputado estadual Valmir Comim figura entre os principais nomes do Progressistas para uma possível composição com Guidi, que deixou recentemente o PSD para viabilizar seu projeto diante das eleições de 2024.

Diga-se de passagem, o PL e o Progressistas, não necessariamente nesta ordem, deverão formar muitas alianças majoritárias em Santa Catarina nas eleições deste ano.

Mobilização e conscientização no dia nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual em Balneário Arroio do Silva Próximo

Mobilização e conscientização no dia nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual em Balneário Arroio do Silva

Furto em Araranguá: lanchonete é roubada durante a madrugada Anterior

Furto em Araranguá: lanchonete é roubada durante a madrugada

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.