• Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. MDB de Ermo diz que ficará com Paulinho

Política

MDB de Ermo diz que ficará com Paulinho

O principal fato político dos últimos meses em nossa região foi a filiação do prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia, o Paulinho, ao PL, do governador Jorginho Mello, ocorrido no final de maio passado. Eleito pelo MDB em 2020, Paulinho deixou a sigla depois de 24 anos de filiação, buscando, por óbvio, uma maior aproximação com o Governo do Estado.  

Em princípio, a saída do prefeito do MDB foi feita de comum acordo com o partido, mas não demorou para que começassem os rumores dando conta de que a legenda poderia ir para a oposição, lançando candidato próprio ou até mesmo se aliando ao ex-prefeito Marcos Leone de Oliveira, o Marquinho (PSDB), com vista ao pleito do ano que vem. Os rumores foram ainda além, e se ventilou até mesmo a possibilidade de Marquinho se filiar ao MDB para disputar o executivo municipal em 2024.  

Na última segunda-feira à noite, no entanto, o assunto foi encerrado. O MDB convocou reunião com seu diretório e convidou para o encontro os presidentes dos demais partidos que dão sustentação ao executivo municipal, que são Progressistas, Republicanos, PSD, além do próprio PL. Na ocasião, o comando emedebista reafirmou seu compromisso de apoiar o projeto de reeleição de Paulinho e de seu atual vice, Edson Zauer Leonardo, o Bafinho (PP).  

De acordo com o presidente do MDB, Giovane Nagel Simon, o apoio de seu partido ao projeto de reeleição do atual prefeito é algo natural, pela ligação histórica que existe entre as partes. “O Paulinho saiu do MDB e se filiou ao PL com o objetivo de buscar mais recursos para o município. Eu entendo a posição dele, e a absoluta maioria do MDB também entende”, comenta o presidente. Conforme Giovane, seu partido já sacramentou apoio à reeleição do atual prefeito. “Comentários em contrário até podem ser feitos, mas são apenas comentários. A possibilidade de o MDB estar em outro projeto que não seja com o Paulinho é nula”, enfatiza ele.  

Finais 

Suplente de vereador sombriense, Adriano Machado, o popular Ixtepô, deverá assumir o comando de seu partido, o PRTB. Em 2020 a legenda disputou a eleição municipal em Sombrio tendo como candidato a prefeito Clodoaldo Sartor Patrício, que acabou emplacando 2.927 votos. A candidatura de Clodoaldo dividiu a oposição e facilitou a vitória da prefeita eleita Gislaine Dias da Cunha (MDB). Ainda que o PRTB não tenha eleito o prefeito, conquistou uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores, através de Adriano Coelho de Jesus, o Adriano Magrão, que caminha a passos largos para se filiar ao PL. Com o PRTB à deriva, Ixtepô planeja assumir o comando da legenda, e já tem mantido contato com o diretório estadual do partido com este fim. De acordo com ele, um novo diretório deverá ser formado nos próximos dias, e pronto para enfrentar 2024.   

Coordenador Regional do PT aqui no Extremo Sul catarinense, Ozair Banha da Silva, já conta como certos os lançamentos de três candidatos a prefeito em nossa região. De acordo com ele, em Sombrio o policial civil Glauter Soares enfrentará as urnas ano que vem como candidato a prefeito. Já em Balneário Gaivota, o PT deverá se decidir entre a candidatura ao executivo do professor de História, Marcos Vinicius de Oliveira, ou do funcionário público Carlos Alberto Machado. Em Ermo o PT, que foi recém formado no município, também lançará candidato a prefeito, de acordo com Banha. O nome da legenda para concorrer a prefeitura, no entanto, ainda não está definido. “Em Sombrio, Gaivota e Ermo teremos candidatos a prefeito com 100% de certeza. Estamos trabalhando agora para avançarmos em outros municípios”, comenta o Coordenador.  

Debutante Yasmin Stephanie Candido Velter foi a convidada do TV Sul Mulher desta semana Próximo

Debutante Yasmin Stephanie Candido Velter foi a convidada do TV Sul Mulher desta semana

Sombrio conta com duas novas Unidades Básicas de Saúde Anterior

Sombrio conta com duas novas Unidades Básicas de Saúde

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.