• Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. MDB e PP deverão ser os com mais candidatos

Política

MDB e PP deverão ser os com mais candidatos

Em que pese a constelação de partidos existentes em nossa região, o MDB e o Progressistas deverão ser, novamente, as legendas com o maior número de candidatos a prefeito, no ano que vem, aqui no Extremo Sul Catarinense. O MDB deverá ser cabeça de chapa em Araranguá, Jacinto Machado, Maracajá, Morro Grande, Passo de Torres, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo. Em Praia Grande uma ala do MDB tem conversado com o Progressistas para ser vice deste, mas este encaminhamento não é consensual. O partido também tem ensaiado lançar candidato a prefeito em Balneário Gaivota. Já em Balneário Arroio do Silva, Meleiro e em Ermo esta possibilidade é descartada por enquanto, e em Santa Rosa do Sul o MDB deverá concorrer novamente como vice do prefeito Almides da Rosa (PSDB).  

O Progressistas, por sua vez, deverá ter candidato a prefeito em Sombrio, Turvo, Jacinto Machado, Meleiro, Timbé do Sul, Passo de Torres e Praia Grande. Há também a intenção do lançamento de candidato a prefeito em Balneário Gaivota, mas isto depende de conversações com outras legendas, em especial com o PSD. Já em Araranguá, a legenda pretende fazer uma composição com o PL, mas ainda não se sabe quem será o cabeça de chapa desta possível dobradinha. Em Balneário Arroio do Silva o Progressistas não deverá ter candidato, mas existe a possibilidade de que o prefeito Evandro Scaine (Rep) se filie ao partido, disputando a reeleição pela legenda.  Em Maracajá o Progressistas deverá apoiar a tentativa de reeleição do prefeito Aníbal Brambila (PSD), e em São João do Sul a legenda deverá ser vice do PDT, apoiando a candidatura do ex-prefeito Alex Bianchin. Em Ermo o Progressistas deve se manter como vice do prefeito Paulo Della Vechia (PL), que tentará a reeleição, e em Santa Rosa do Sul o partido deverá indicar o vice do ex-prefeito Nelson Cardoso de Oliveira (PSD). Há ainda o caso de Morro Grande: atualmente o Progressistas comanda a prefeitura do município através do prefeito Clélio Daniel Olivo, tendo o MDB como seu vice, mas os emedebistas nutrem a expectativa de que ano que vem haja a inversão desta aliança, com o MDB sendo cabeça de chapa e o Progressistas seu vice.   

Em relação aos demais partidos, os que deverão ter mais candidatos a prefeito em nossa região em 2024 são o PSDB, o PL e o PT.  

Finais 

Tribunal de Contas do Estado apreciou e recomendou a aprovação das contas da Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota, relativas ao ano de 2022. O parecer segue o mesmo expediente que já havia sugerido a aprovação das contas do ano de 2021. De acordo com o prefeito Kekinha dos Santos (PSDB), a manifestação do Tribunal de Contas do Estado demonstra que o executivo municipal gaivotense está no caminho certo no que diz respeito as contas públicas. Conforme o prefeito, o parecer do Tribunal reflete a lisura e a transparência de como a Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota vem sendo gerida na atual administração. Em que pese o posicionamento do Tribunal de Contas, a última palavra em relação a este tema é dado pela Câmara Municipal de Vereadores, onde o prefeito Kekinha conta com a maioria dos votos.  

Progressistas e PL de Araranguá começaram a discutir ontem, de forma oficial, possibilidade de uma composição entre as duas legendas para o pleito municipal de 2024. Em 2020 o Progressistas disputou a prefeitura da Cidade das Avenidas com o então vereador Daniel Viriato Afonso. O PL, por sua vez, lançou como candidato a prefeito o também então vereador Igor Batista Gomes. A eleição acabou sendo vencida pelo atual prefeito César Antônio Cesa (MDB). A intenção do Progressistas e do PL é compor uma dobradinha majoritária, não necessariamente nesta ordem. O Progressistas tem um rosário de nomes para a disputa ao executivo municipal, já o PL aposta suas fichas na gerente regional de Saúde, Andresa Ribeiro, que disputou a Assembleia Legislativa no ano passado.  

Grupo Futurão é recebido no MEC Próximo

Grupo Futurão é recebido no MEC

Lideranças da Direita se reúnem com foco nas eleições de 2024 Anterior

Lideranças da Direita se reúnem com foco nas eleições de 2024

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.