• Segunda-feira, 08 de Agosto de 2022
  1. Home
  2. Política
  3. Motinha acredita que Republicanos possa eleger 5 estaduais

Política

Motinha acredita que Republicanos possa eleger 5 estaduais

Pré-candidato a deputado estadual pelo Republicanos, ex-vereador de Araranguá, Marco Antônio Mota, o Motinha, diz que o comando de seu partido está convicto que a legenda poderá eleger quatro postulantes à Assembleia Legislativa neste ano, “podendo chegar a cinco, se houver um alinhamento de astros”. Conforme ele, todos os candidatos da sigla a deputado estadual, como também os candidatos a federal, pretendem fazer uma campanha fortemente ligada a gestão do governador Carlos Moisés da Silva, que também é filiado ao partido. “Seremos quase 60 candidatos proporcionais, todos empunhando a bandeira da renovação, defendendo um novo modelo de gestão pública para o Estado, que todos viram que deu certo”, comenta Motinha. O ex-vereador mantém a expectativa de assegurar uma cadeira no parlamento estadual, na eleição de Outubro, com cerca de 20 mil votos.

Pavan perde e Dalírio será o vice de Amin

Clima esquentou ontem à noite, durante convenção da federação partidária composta por PSDB e Cidadania. Em princípio, os dois partidos nem perderam muito tempo discutindo se deveriam coligar com o Progressistas, do senador Esperidião Amin, ou com o Republicanos, do governador Carlos Moisés da Silva. A convenção já nasceu fracamente direcionada a oficializar a aliança com Amin, restando, no entanto, escolher o nome para compor como vice.

Em princípio, o ex-governador Leonel Pavan (PSDB) era o único inscrito para a composição, mas ele passou a contar com o ex-prefeito de Caçador, Saulo Sperotto (PSDB), como seu adversário direto. Pavan não aceitou a inscrição de Sperotto, considerada por ele intempestiva, mas o colegiado composto por oito membros do PSDB e três do Cidadania acabou a acatando. Em meio a uma acalorada discussão, promovida principalmente por Leonel Pavan, o ex-senador Dalírio Beber também se colocou a disposição para compor como vice de Esperidião Amin. A partir de então não houve mais possibilidade de entendimento.

Os convencionais até tentaram convencer Pavan a se retirar do processo, em favor de Dalírio, mas as argumentações não tiveram efeito. Saulo Sperotto também não abriu mão de ser candidato a vice. Por conta disto, se deliberou por um processo de escolha via votação. Em meio a um clima bastante pesado, Dalírio recebeu oito votos, Pavan recebeu dois e Sperotto recebeu um voto dos convencionais. A frustração de Leonel Pavan era visível, já que até antes da convenção da federação ele era o único inscrito a composição com Amin. A opção de PSDB e Cidadania, no entanto, foi por Dalírio Beber. A dupla Amin e Dalírio deverá contar com o reforço de Kennedy Nunes (PTB) disputando o Senado.

PT volta a assediar PDT, que reafirma candidatura de Boeira

Candidato ao Governo do Estado pelo PT, ex-deputado federal Décio Lima, parece que não estava acreditando muito que o PDT lançaria de fato o ex-deputado federal Jorge Boeira como candidato a governador. Ao longo de toda semana ele vinha insistindo na tese de que o PDT devesse indicar o seu candidato a vice, mesmo com os brizolistas já tendo homologado a candidatura de Boeira ao governo catarinense no último sábado, 30. Nos últimos dias, vários asseclas do PT se dedicaram a arte de tentar convencer a cúpula do PDT a abortar a candidatura de Boeira, convergindo para uma dobradinha com Décio Lima. Alguns caciques do brizolismo devolveram a gentileza, convidando, em forma de chiste, Décio para compor como vice de Boeira. Por fim, ontem o presidente estadual do PDT, Manoel Dias, fez questão de encerrar o assim: “Jorge Boeira será candidato ao governo, e ponto final”.

Final de semana começa com sol, mas chuva deve predominar a partir da noite de sábado Próximo

Final de semana começa com sol, mas chuva deve predominar a partir da noite de sábado

Casa da Fraternidade apresenta Debutantes 2022 Anterior

Casa da Fraternidade apresenta Debutantes 2022

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.