• Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Novembro de 2024 repete novembro de 2023

Política

Novembro de 2024 repete novembro de 2023

Um novo temporal, de grandes proporções, atingiu Sombrio e região na noite desta quarta-feira, dia 27 de novembro, exatamente um ano e nove dias depois do temporal de 18 de novembro de 2023, ocasião em que o município foi avassalado por um tornado que causou destruições generalizadas, de grandes proporções, no centro da cidade, atingindo principalmente o Hospital Dom Joaquim e o Colégio Catulo da Paixão Cearense.

Na intempérie de ontem, especialmente a iniciativa privada e o setor agrícola foram os mais atingidos, além de diversas residências.

Trata-se, obviamente, de uma situação que nos parece fora de controle, mesmo porque ela emana das forças da natureza. Todavia, já podemos pressentir que nossa região passou a ser uma rota deste tipo de intempérie, e, para qual precisamos estar preparados.

Construções mais reforçadas, seguros residenciais, empresariais e agrícolas, precisam passar a fazer parte de nosso cotidiano, de modo a mitigarmos os prejuízos deste tipo de situação.

Outros fatores também são fundamentais, merecendo a atenção especial dos órgãos públicos. Neste sentido, ressaltam-se investimentos necessários para a ampliação da Defesa Civil, não só de Sombrio, mas de todos os municípios aqui do Extremo Sul Catarinense, assim como uma maior estruturação para órgãos como o Corpo de Bombeiros, Celesc, Cooperativas de Eletrificação e Secretarias Municipais de Obras, para que todos, em momentos de extrema necessidade como o de ontem, possam aumentar sua capacidade de resposta tática à sociedade.

Tudo o que aconteceu em novembro de 2023, e agora, em novembro de 2024, é extremamente lamentável, mas não podemos simplesmente chorar as pitangas, esperando por novembro de 2025.

Sem a mínima possibilidade de evitamos a causa do problema, precisamos de planos de ações que possam contingenciar seus efeitos, através dos quais traríamos mais segurança as nossas populações.

Passado mais este episódio, agora é hora da reconstrução. Nos solidarizamos com os atingidos, rogando para que todos tenham forças para se reerguer e seguir em frente.

Finais

Coordenador do Republicanos em nossa região, o ex-vereador de Araranguá Marco Antônio Mota, o Motinha, diz que pretende fechar o ano com seu partido organizado em 12, dos 15 municípios da Amesc. De acordo com ele, para o ano que vem o desafio é organizar a legenda em Maracajá, Timbé do Sul e em Morro Grande, para consolidá-la em todo o Extremo Sul Catarinense.

Com 7.147 votos para seus candidatos a vereadores na região, no pleito municipal deste ano, Motinha acredita que o partido tem plenas condições de bancar uma nova candidatura a deputado estadual em 2026, a exemplo do que já fez em 2022, quando ele próprio disputou a Assembleia Legislativa. Em relação a postura do partido para o próximo pleito estadual, a ordem é de alinhamento total com o projeto de reeleição do governador Jorginho Mello (PL).

De acordo com o Coordenador, não será admita a possibilidade de o Republicanos fazer oposição a Jorginho em qualquer município de nossa região.

Coligação Para Sombrio Continuar Crescendo, formada pelo MDB, PL, PSDB, Podemos, PRTB e PSB, cujos esforços resultaram na reeleição da prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB), e de seu vice, Jeriel Isoppo (MDB), realizará hoje à noite um encontro com todos os candidatos que disputaram a Câmara Municipal de Vereadores no pleito eleitoral deste ano.

O encontro contará com a presença, também, das pessoas que trabalharam na linha de frente da campanha, que culminou com a quarta conquista seguida do MDB no que diz respeito ao comando do Executivo Municipal, como também na eleição de sete, dos 11 vereadores que comporão o legislativo sombriense no próximo quadriênio.

Dentro deste grupo político, expectativa agora fica por conta do anúncio dos Secretários Municipais para o segundo mandato de Gislaine, como também a finalização das tratativas que objetivam a eleição da próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores.

Novo banheiro público é alvo de pichação em Maracajá Próximo

Novo banheiro público é alvo de pichação em Maracajá

Maior crime da história de SC: Autores de roubo milionário a banco em Criciúma são condenados Anterior

Maior crime da história de SC: Autores de roubo milionário a banco em Criciúma são condenados

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.