• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Número de eleitores entre 16 e 17 anos em SC cresce mais de 200% em sete meses

Política

Número de eleitores entre 16 e 17 anos em SC cresce mais de 200% em sete meses

Em setembro foi lançada a campanha #BoraVotar; mais de 52 mil adolescentes catarinenses estão aptos a votar nas eleições de 2022.

O número de eleitores entre 16 e 17 anos cresceu mais de 200% em Santa Catarina num período de sete meses. Em setembro de 2021, o Estado registrava 15.949 eleitores dessa faixa etária cadastrados, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Naquele mês, o órgão nacional lançou a Campanha #BoraVotar com o intuito de engajar os adolescentes no processo eleitoral.

Em abril de 2022 já são mais de 52 mil jovens com 16 e 17 anos, cadastrados e habilitados a votar nas eleições deste ano. Isso representa um aumento de mais de 200% em sete meses de Campanha.

O Estado tem, aproximadamente, 185 mil jovens de 16 e 17 anos, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Isso quer dizer que 28% dessa faixa etária está apta a votar nas eleições.

Ainda de acordo com os dados do TSE, no início de março de 2022, eram 37.610 jovens eleitores catarinenses de 16 e 17 anos inscritos. O número pulou para 52 mil no início de abril, ou seja, houve um aumento de 38% em um mês.

No Brasil, até o mês de março, pouco mais de 1 milhão (17,5%) dos adolescentes brasileiros entre 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor.

Voto facultativo

No Brasil, o voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos, mas facultativo para os jovens com 16 e 17, para as pessoas com mais de 70 e para os analfabetos.

Podem votar cidadãs e cidadãos que estão com a situação regular na Justiça Eleitoral, ou seja, sem pendências.

A data limite para realizar o cadastro de novos eleitores para as eleições deste ano é 4 de maio de 2022. Outros procedimentos junto à Justiça Eleitoral também devem ser regularizados até esse dia.

O requerimento do primeiro título é feito de forma online, no portal do TSE. É necessário digitalizar documentos como identidade e comprovante de residência, além de informar um telefone para contato.

O primeiro turno das eleições de 2022 serão realizadas no dia 2 de outubro. Os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

Como fazer o título de eleitor

  1. -Entre no Portal do TSE (www.tse.jus.br) e clique na aba superior, em “Eleitor e Eleições” e procure o menu “Tire seu título – Título Net”;
  2. Acesse o menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento” (no centro da página);
  3. Depois, é só selecionar o Estado, conferir a lista de documentos necessários (que já foram citados aqui no começo desta matéria) e clicar em “Próximo”;
  4. Na tela de identificação, escolher “Não tenho”, preencher os dados principais e clicar em “Próximo”;
  5. Depois, na página seguinte, é só preencher o formulário com os dados obrigatórios;
  6. A próxima etapa é a de envio da documentação. Isso deve ser feito na parte que está logo abaixo desse formulário. Selecionar o documento que vai incluir e clicar na parte “Selecionar arquivo”. Quando inserir todos os documentos necessários, finalizar o processo;
  7. Com a conclusão da solicitação, é possível acompanhar o requerimento lá no final da página inicial do Título Net;
  8. Quando o processo for concluído, ao fazer a consulta, o cidadão ou cidadã vai ter acesso ao número do título e aí é só baixar o aplicativo e-Título (faça o download nas lojas Google Play ou App Store) no celular. A versão digital serve como documento oficial e poderá ser apresentada ao mesário no dia da eleição.

Fonte: ND Mais

Coelho da páscoa visita escolas de Turvo Próximo

Coelho da páscoa visita escolas de Turvo

Apesar da proibição, cigarro eletrônico continua sendo vendido no Brasil Anterior

Apesar da proibição, cigarro eletrônico continua sendo vendido no Brasil

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.