• Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. O dilema de Ricardo Guidi em 2024

Política

O dilema de Ricardo Guidi em 2024

Não é segredo para ninguém que o deputado federal Ricardo Guidi, que atualmente ocupa a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, almeja disputar a Prefeitura Municipal de Criciúma ano que vem. Todavia, ainda que presida o PSD em nível local, Guidi está tendo dificuldades em encaminhar este projeto, já que o prefeito Clésio Salvaro (PSD) quer emplacar seu Secretário de Governo, Arleu da Silveira, como seu sucessor.  

Ricardo Guidi não precisa ficar no PSD para ser candidato a prefeito. Ele pode se filiar a outra legenda e cair em pré-campanha. Esta possiblidade, no entanto, pode lhe custar o mandato de deputado, por infidelidade partidária. Caso ele se eleja prefeito, perder o mandato de deputado federal não faria nenhuma diferença, afinal de contas ele precisaria renunciar sua vaga legislativa para administrar o executivo criciumense. Mas convém ressaltar que ele pode não ser eleito prefeito, e, neste caso, em perdendo a vaga de deputado, ficaria sem nenhum mandato. 

A verdade é que Guidi está entre a cruz e a espada. O caminho mais curto para tentar viabilizar seu projeto é através de uma filiação ao PL, do governador Jorginho Mello. No entanto, dentro do próprio partido existem outras possibilidades. Uma delas é que Guilherme Colombo, que é marido da deputada federal Júlia Zanatta (PL), venha a compor como candidato a vice de Arleu da Silveira ano que vem. Vale lembrar que até pouquíssimo tempo Júlia parecia totalmente dentro do projeto de Ricardo Guidi, de quem, aliás, ela é prima.  

Independentemente dos desdobramentos desta situação, algo, todavia, que fica bastante claro, é o dessabor de Ricardo Guidi com o PSD, o que poderá lhe levar para o PL, onde ele teria a proteção política do governador Jorginho Mello. Proteção esta que ele não sente por parte de nenhuma liderança do PSD. Mais interessante ainda é observar que Ricardo Guidi pode simplesmente não disputar a Prefeitura de Criciúma ano que vem, migrando para o PL na janela de transferência partidária de março de 2026, ano em que ele postularia a reeleição à Câmara Federal. Com este cenário, o Sul do Estado teria três deputados federais do PL concorrendo a reeleição, e os três com reais chances de vitória.   

Finais  

Sombrio e Balneário Gaivota contabilizaram quase mil residências e comércios atingidos pelo tornado que acometeu os dois municípios na madrugada do último sábado. As Secretarias de Obras dos dois municípios têm trabalhado a todo vapor tentar amenizar os estragos, que acometeram também muitas vias públicas. Os prejuízos na agricultura também foram notórios, já que o tornado veio acompanhado de uma chuva de granizo. Para piorar a situação, a chuva de ontem, e de hoje, tem obstruído muitos trabalhos de recuperação que vinham sendo feitos pelos executivos municipais. A esperança é que nos próximos dias o tempo se firme, para possibilitar a recuperação do que foi destruído.  

Com o Republicanos estruturado na maioria dos municípios do Extremo Sul Catarinense, coordenação regional do partido, sob o comando do ex-vereador araranguaense Marco Antônio Mota, o Motinha, tem trabalhado agora na criação da ala jovem, e da ala feminina da legenda. Neste sentido, no início deste mês, foi criado o Republicanos Jovem, em Araranguá, sob a presidência de Roger Fregulha. Já nesta semana, também em Araranguá, foi criado do Republicanos Mulher, sob a presidência de Franciele de Jesus. A intenção de Motinha é fazer com que todos os demais municípios da região também tenham estas alas, com o objetivo de dar mais capilaridade ao partido aqui no Extremo Sul.  

Araranguá: ponte pênsil do bairro Barranca será interditada para pedestres; entenda Próximo

Araranguá: ponte pênsil do bairro Barranca será interditada para pedestres; entenda

Santa Catarina é líder no país em nível de ocupação e de empregados com carteira assinada Anterior

Santa Catarina é líder no país em nível de ocupação e de empregados com carteira assinada

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.