• Sábado, 25 de Janeiro de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. PL conseguiu capilaridade para disputar 2024

Política

PL conseguiu capilaridade para disputar 2024

Partido Liberal conseguiu ganhar capilaridade suficiente para emplacar diversos candidatos a prefeito, ou a vice, nas eleições deste ano em nossa região.

Em Araranguá, a legenda tem conversado com o Progressistas, para que este componha como seu vice.

A intenção é lançar Andressa Ribeiro como candidata a prefeita, através de uma aliança que contaria com o presidente municipal do Progressistas, e também presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Márcio Scarsanella, o Márcio Tubinho, como seu candidato a vice.

Em Balneário Arroio do Silva, o PL lançará o empresário Jairo Borges como candidato a prefeito, possivelmente com o MDB concorrendo como seu candidato a vice.

Em Maracajá, o nome do PL para disputar a Prefeitura Municipal neste ano é o do ex-vice-prefeito Luiz Ivalnei Martinello, o Neguinho, que em 2020 concorreu também como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Wagner da Rosa (MDB), dupla esta derrotada pelo prefeito eleito Anibal Brambilla (PSD) e seu candidato a vice, Volnei Rocha (Rep).

Em Ermo, o prefeito Paulo Della Vechia, o Paulinho (PL), disputará a reeleição, tendo seu atual vice, Edson Zauer Leonardo, o Bafinho (PP), novamente como companheiro de chapa.

Em Meleiro, o prefeito Eder Matos, que é filiado ao PL, bancará o projeto de eleição majoritária do vereador Anderson Scarduelli, com o vice podendo vir do PSD, MDB ou mesmo do Progressistas.

Em Jacinto Machado, o PL está apostando suas fichas em uma candidatura a prefeito de Altair Marcolino, o Doril.

Em Timbé do Sul, Robson Pizzollo deverá disputar a Prefeitura Municipal pelo PL, e em Morro Grande o nome do partido para a disputa majoritária é o do ex-vereador Édio Tomazzi.

Em Balneário Gaivota o PL conta com a filiação do vice-prefeito Jonatan Coelho, que deverá concorrer novamente como companheiro de chapa do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB).

Em Passo de Torres, Antônio Silveira Machado Júnior, o Tonhão, que já disputou a prefeitura pelo PL em 2020, poderá ser novamente candidato ao comando do Executivo Municipal.

Em Praia Grande, o PL filiou recentemente o vereador Elizeu Espíndola Pereira, o Colonão, que está a disposição para compor como candidato a vice do prefeito Fanica Machado (PP) em seu projeto de reeleição. Em São João do Sul, o PL almeja ser apoiado pelo MDB na disputa municipal.

As duas legendas já têm acordado uma aliança para disputar a majoritária unidos no pleito deste ano. Em Sombrio, o PL apoiará o projeto de reeleição da prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB), e está a disposição para compor como vice dela.

Neste sentido, se ressalta o nome de Clodoaldo Patrício (PL) para a dobradinha.

Em Santa Rosa do Sul e em Turvo, o PL também está construindo cenários propícios ao lançamento de candidaturas autônomas para disputar os Executivos destes municípios, não havendo indicação, ainda, sobre quais nomes seriam candidato a prefeito.  

Finais

 PSDB e PDT, partidos de oposição em Ermo, estão tentando chegar a um acordo para a composição de uma chapa majoritária que abarque os dois partidos.

O PSDB conta com a disposição do vereador licenciado Gioane Buzelo para disputar o Executivo Municipal.

Já o PDT aposta suas fichas no ex-vereador Luciano Domingos, o Canário, que em 2020 concorreu como candidato a vice-prefeito do ex-prefeito Marcos Leone de Oliveira, o Marquinho (PSDB), falecido no ano passado.

Em princípio, tudo indica que um será candidato a prefeito e outro candidato a vice, mas, por ora, esta definição ainda não existe. Também na oposição, o PT deverá lançar Bárbara Topanoti como candidata a prefeita.

 Mesmo diante de convites para se filiar a outras legendas, com vistas as eleições deste ano, ex-vice-prefeito de Sombrio, Valmir Daminelli, permaneceu filiado ao PSD, partido do qual faz parte desde 2017.

De acordo com ele, sua participação no pleito eleitoral de Outubro, no entanto, será meramente como apoiador dos projetos pessedistas, e não como candidato.

Daminelli diz que atribuições ligadas a sua família o impedem de assumir quaisquer compromissos eleitorais em 2024.

O PSD, por sua vez, deverá se aliar ao Progressistas, e a outros partidos de oposição, para bancar o projeto majoritário do vereador Peri Soares (PP).     

Veículo capota e fere gravemente passageira na BR-101 em Araranguá Próximo

Veículo capota e fere gravemente passageira na BR-101 em Araranguá

Policias Civis deflagram Operação Squadrone em Santa Catarina Anterior

Policias Civis deflagram Operação Squadrone em Santa Catarina

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.