• Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Projeto “Dona de Mim” é apresentado na Câmara e mostra avanços na saúde mental em Araranguá

Política

Projeto “Dona de Mim” é apresentado na Câmara e mostra avanços na saúde mental em Araranguá

Durante a 42ª sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá, realizada nesta quarta-feira, a psicóloga e coordenadora do projeto “Dona de Mim”, Fabiana Pereira, ocupou a tribuna para apresentar os resultados e a importância do grupo psicoterapêutico voltado à saúde mental das mulheres atendidas pelo SUS no município. A participação atendeu ao Requerimento 156/2025, de autoria do vereador Carlos da Funerária, e contou também com a presença da secretária municipal de saúde, Daiane Biff.

Na ocasião, Fabiana destacou o impacto do documentário “Dona de Mim”, produzido a partir do trabalho desenvolvido em Araranguá. A obra já foi apresentada em 55 cidades do Brasil e internacionalmente, sendo premiada no World Creative Day. “Esse é um projeto que mostra a força do SUS em oferecer um serviço humanizado, de qualidade e com resultados concretos para a população”, afirmou.

O grupo “Dona de Mim” foi criado em 2022 com o objetivo de democratizar o acesso à saúde mental das mulheres. Antes da implantação dos grupos, havia uma fila de espera com cerca de 700 mulheres para atendimento psicológico. Hoje, segundo Fabiana, todas têm acesso imediato ao acolhimento terapêutico. “Já atendemos mais de 2.300 mulheres em mais de 300 grupos. Os resultados vão desde a redução no uso de medicamentos até a melhora na qualidade de vida, com mulheres mais felizes e conectadas”, relatou.

O projeto atua por meio de encontros semanais realizados em diversas Unidades Básicas de Saúde, com escuta qualificada e rodas de conversa voltadas ao fortalecimento biopsicossocial das mulheres. Os temas abordam desde ansiedade, depressão leve e crises existenciais até autoestima e dificuldades no retorno ao mercado de trabalho. “A maior prerrogativa do SUS é a promoção e a prevenção da saúde. E é isso que estamos fazendo com o Dona de Mim”, reforçou a psicóloga.

A expansão do projeto segue em andamento. Recentemente, o grupo chegou à comunidade da Sanga da Areia, enquanto a localidade da Sanga da Toca está na fila para receber o serviço. O documentário está disponível no YouTube, no link: https://youtu.be/HMBkhYbpUiQ.

Confira a programação dos grupos “Dona de Mim”:

• Segunda-feira, 13h30 – ESF Polícia Rodoviária (Polícia Rodoviária, Sanga da Toca e Sanga da Areia)
• Segunda-feira, 15h30 – ESF Mato Alto/Lagoão (Mato Alto, Lagoão, Jardim Cibele, Cidade Alta e Divinéia)
• Terça-feira, 9h – Academia da Saúde (Jardim das Avenidas, Coloninha, Urussanguinha e Morro dos Conventos)
• Terça-feira, 13h30 – ESF Vila São José (Vila São José e Centro)
• Terça-feira, 15h – ESF Sanga da Areia (Sanga da Toca I e II)
• Terça-feira, 18h – Clínica da Família – Unidade Central (Grupo noturno para mulheres trabalhadoras)

O projeto é gratuito e as interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência para orientação e encaminhamento.

Diretora da APAE destaca Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em sessão na Câmara Próximo

Diretora da APAE destaca Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em sessão na Câmara

Em Alta Anterior

Em Alta

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.