• Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022
  1. Home
  2. Política
  3. PSDB fecha com Amim para o governo

Política

PSDB fecha com Amim para o governo

PSDB catarinense realizou ontem convenção estadual, sem poder deliberativo, ocasião em que selou aliança com o senador Esperidião Amin (PP), para apoiá-lo na disputa pelo Governo do Estado. Pelo menos esta é a tese, que terá que ser aprovada em uma outra convenção, a ser realizada na quinta-feira, dia 4, congregando líderes tucanos e também do Cidadania. Vale lembrar que PSDB e Cidadania fazem parte de uma federação partidária, e, portanto, qualquer decisão com vistas a um pleito eleitoral que envolva um dos partidos precisa do aval do outro.

Não obstante a isto, a dobradinha entre o Progressistas e o PSDB ficou praticamente sacramentada na quinta-feira passada, ocasião em que o governador Carlos Moisés da Silva (Rep) ofereceu aos tucanos apenas a vaga de primeiro suplente do MDB na disputa pelo Senado Federal, dentro de sua aliança. O PSDB nutria a esperança de que o governador fosse convencer o MDB a retirar a candidatura de Celso Maldaner ao Senado, abrindo a vaga para o partido, o que acabou não acontecendo.

Ontem o PSDB deu encaminhamento as questões que envolvem as candidaturas de deputados federais e estaduais do partido, e também referendou o nome do ex-governador Leonel Pavan como candidato a vice de Amin, numa aliança que deverá ter Kennedy Nunes (PTB) como candidato ao Senado.

No que diz respeito a disputa proporcional, não há nenhum óbice que possa ser interposto pelo Cidadania, já que cada partido tem um número definido de candidatos a indicar na federação em que ora estão integrados. No que diz respeito a majoritária, agora é esperar para ver o que o Cidadania achou da indicação de Pavan para compor como vice, como também saber se o partido aceita o PTB na aliança. Em relação ao selamento de uma coligação com o Progressistas, tal tema já parece superado. A dobradinha Progressistas ao governo e PSDB a vice já está sacramentada.

Finais

Candidato ao Governo do Estado pelo PDT, ex-deputado federal Jorge Boeira já deu o toque de caixa de sua campanha. Com discurso fortemente ligado a educação, Boeira pretende transformar esta pauta em sua linha mestra durante o pleito eleitoral deste ano. Na prática, o ex-parlamentar vai dar sequência a sua narrativa de que investir na educação é ajudar a transformar o país. Uma das vantagens de Boeira é que ele tem o que mostrar ao eleitor catarinense, já que durante seus quatro mandatos como deputado federal destinou volumosos recursos para o setor, o que incluiu o projeto de descentralização da Universidade Federal de Santa Catarina, e a criação de vários Institutos Federais nas mais distintas regiões do Estado. A bandeira em defesa da educação de Boeira acaba se confundindo com a própria história do PDT e do brizolismo, que sempre priorizou o tema. A necessidade de profundos investimentos na educação também deverá nortear a campanha presidencial de Ciro Gomes (PDT), o que acabará reforçando o projeto de Boeira em Santa Catarina.

Ordem de serviço para o início da pavimentação da Serra do Faxinal, entre Praia Grande e a divisa com o Rio Grande do Sul, na altura do município de Cambará do Sul, será assinada amanhã, às 16h30. De acordo com o prefeito de Praia Grande, Fanica Machado (PP), o ato, que acontecerá em seu município, contará com a presença do Secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira. A novela que envolve a pavimentação do Faxinal vem se estendendo há quase duas décadas, ora por falta de licença ambiental, ora por ação judicial, ora por falta de recursos, dentre várias outras situações. Em princípio, desta feita, a obra está licitada, os recursos estão assegurados, e a licença ambiental está liberada. Por conta disto, a partir de amanhã a empresa Fraga Construções em Engenharia, que no ano passado venceu o certame licitatório para realizar a obra, já estará autorizada a começar a trabalhar. A expectativa é de que não haja nenhum percalço daqui para adiante, mesmo porque tudo o que podia ter acontecido ao Faxinal já aconteceu, e medidas cautelares para evitar novos tropeços foram tomadas.

Volta às aulas: Unesc faz recepção calorosa aos acadêmicos Próximo

Volta às aulas: Unesc faz recepção calorosa aos acadêmicos

Ministério Público aprova criação da 6° Promotoria de Justiça em Araranguá Anterior

Ministério Público aprova criação da 6° Promotoria de Justiça em Araranguá

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.