• Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Sorteio define ordem de veiculação no horário eleitoral gratuito em SC

Política

Sorteio define ordem de veiculação no horário eleitoral gratuito em SC

Também foi distribuído o tempo de propaganda para cada cargo em disputa.

Em audiência pública realizada na sexta-feira (19) pela Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-SC, foi definido o plano de mídia do horário eleitoral gratuito para as Eleições 2022. A reunião foi conduzida pelo corregedor, desembargador Alexandre d’Ivanenko, e reuniu representantes de partidos políticos, coligações, federações e emissoras de rádio e televisão do estado.

Além do sorteio que definiu a ordem de veiculação, houve a distribuição do tempo de propaganda destinado a cada partido, coligação e federação. O quantitativo de tempo distribuído igualitariamente (10%) e de forma proporcional (90%) respeita a cláusula de barreira estabelecida pela Emenda Constitucional nº 97/2017. A norma leva em consideração o número de representantes na Câmara dos Deputados de retotalizações feitas até 20 de julho deste ano.

A propaganda eleitoral gratuita é dividida em duas formas: rede e inserções. No primeiro turno das eleições, a veiculação em rede acontece de 26 de agosto a 30 de outubro, de segunda a sábado. Serão dois blocos de 25 minutos diários no rádio e na TV. Já as inserções diárias totalizam 70 minutos ou 140 inserções, sendo 14 minutos ou 28 inserções para cada cargo. Sobre esses valores incidem os cálculos igualitários e proporcionais.

“Não há previsão este ano para inserções de 15 ou 45 segundos, sempre 30 ou 60 segundos. O plano será gerado com inserções de 30 e deve haver comunicação prévia às emissoras caso os partidos queiram utilizar inserções de 60 segundos”, explicou a secretária da Corregedoria, Renata Fávere.

Para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito, a ordem de veiculação para o cargo de governador é a seguinte:

1º) Partido Liberal (PL): 00’43”43

2º) Coligação Bora Trabalhar (Patriota/PSD/União): 02’23”59

3º) Partido Democrático Trabalhista (PDT): 00’37”98

4º) Partido Novo (Novo): 00’16”21”

5º) Coligação Santa Catarina em primeiro lugar (Avante/MDB/Pode/PSC/Republicanos): 01’49”84

6º) Coligação Frente Democrática – (PT/PSB/PCdoB/PV/Solidariedade): 02’12”70

7º) Coligação Experiência para servir Santa Catarina (PP/PSDB/Cidadania/PTB): 01’40”04

8º) Partido Republicano da Ordem Social (PROS): 00’16”21

O último partido, coligação ou federação em ter sua propaganda veiculada no dia 26 de agosto será o primeiro no dia seguinte, mantido esse rodízio diariamente até o dia 30 de outubro.

Já a ordem de distribuição das inserções é a mesma da sequência dos cargos adotada na urna eletrônica: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.

A propaganda em rede deve ser encaminhada pelos partidos, coligações ou federações às emissoras geradoras, e as inserções devem ser encaminhadas para todas as emissoras de rádio e televisão do estado.

“Os partidos e as pessoas que forem contratadas têm que se preocupar com a qualidade da propaganda que irão fazer. Dinheiro existe, então a propaganda tem que ser bem-feita e tem que ter cumprida as questões de acessibilidade”, observou o corregedor eleitoral, desembargador Alexandre d’Ivanenko.

Em caso de eventual segundo turno, a propaganda eleitoral gratuita ocorrerá de 7 a 28 de outubro e o tempo será dividido igualitariamente entre os candidatos, iniciando-se com o partido, coligação ou federação da candidatura mais votada no primeiro turno, alternando-se a cada dia. Em rede o tempo será de 10 minutos por cargo, de segunda a sábado. E as inserções diárias serão de 25 minutos por cargo, de segunda a domingo.

Acesse toda a documentação do Plano de Mídia, no portal das Eleições 2022. Confira a íntegra da transmissão da audiência pública.

Fonte: TN Sul 

Agosto Dourado: conheça as doenças que podem acometer as mamas e as formas de tratamento Próximo

Agosto Dourado: conheça as doenças que podem acometer as mamas e as formas de tratamento

Pais registram boletins e devem acionar Procon contra empresa de treinamento de militares mirins Anterior

Pais registram boletins e devem acionar Procon contra empresa de treinamento de militares mirins

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.