Caminha a passos largos, em Brasília, as tratativas para a criação da federação partidária entre o União Brasil e o Progressistas, que deverá se chamar União Progressista. A criação de uma federação significa que os partidos que a compõem precisam falar a mesma linguagem e agir através dos mesmos princípios, por um período mínimo de quatro anos. Concretizada, esta federação se tornaria o maior grupo político da Câmara dos Deputados, com 59 deputados federais do União Brasil e 49 do Progressistas, num total de 108 parlamentares.
Em nível nacional, a federação deverá apoiar o projeto presidencial do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que já disputou o Palácio do Planalto em 1989, então filiado ao PSD.
Em nível estadual a posição da federação ainda é uma incógnita, mais é muito provável que ela lance candidato próprio ao Governo do Estado para dar palanque a Ronaldo Caiado em Santa Catarina. Isto é ruim tanto para o governador Jorginho Mello (PL), que estava apostando suas fichas no apoio do Progressistas a sua candidatura, como para o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que também planejava contar com o Progressistas em seu projeto de disputar da governadoria catarinense.
Nos municípios, o desencontro de interesses é ainda maior. Em Araranguá, o União Brasil elegeu para a Câmara Municipal os vereadores Samuel Duarte Nunes, o Samuca, e Donizete Martins da Rosa, o Dédo. Ambos apoiaram o projeto de reeleição do prefeito César Antônio Cesa (MDB), que, por sua vez, derrotou o Progressistas, que concorria com Márcio Scarsanella, o Márcio Tubinho, como candidato a vice-prefeito de Andresa Ribeiro (PL). Portanto, União Brasil e Progressistas estão em lados opostos na Cidade das Avenidas.
Em Maracajá, a situação não é diferente. O União Brasil concorreu com Edilane Rocha Nicoleite como candidata a prefeita, enquanto o Progressistas lançou Antônio Carlos Oliveira, o Cacaio, ao mesmo cargo, em uma eleição vencida pelo prefeito Anibal Brambilla (PSD).
Em Balneário Gaivota, o União Brasil fez parte da coligação que reelegeu o prefeito Kekinha dos Santos (PSDB). Já o Progressistas indicou o candidato a vice do MDB, objetivando derrotar Kekinha. No município, o União Brasil ainda elegeu Leonardo Dornelles como vereador, ele que é ligado a uma tradicional família emedebista, que, por sua vez, é contrária aos interesses do Progressistas.
Em São João do Sul, outro exemplo. O Progressistas elegeu o prefeito Alex Bianchin, enquanto o União Brasil apoiou a candidatura a prefeito de Gilberto Delfino, o Betinho (PL). Já em Sombrio, o União Brasil, que foi aliado do Progressistas na eleição municipal do ano passado, trocou de comando, e está aliado agora a prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB).
Em princípio, os únicos dois municípios de nossa região em que União Brasil e Progressistas estão trilhando o mesmo caminho são Balneário Arroio do Silva e Timbé do Sul. Em Arroio o União apoiou o projeto de reeleição do prefeito Evandro Scaini (PP), e em Timbé o partido apoiou a candidatura vitoriosa de Vilmar Manfiollette (PP).
Finais
Deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB) está entre a cruz e a espada. De um lado tem proposta de seu partido para disputar a reeleição, com o apoio de pelo menos três candidatos a deputado estadual do MDB, no Sul do Estado. Do outro lado é assediado pelo PSD, para concorrer também a federal pela legenda, ou a estadual, caso o deputado Júlio Garcia (PSD) dispute a Câmara Federal. As duas propostas são muito boas, desde que ele não tenha adversário interno no Grande Sul catarinense. Do contrário, será derrota certa.
Governador Jorginho Mello (PL) participou ontem, no Rio de Janeiro, da manifestação política convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em favor da anistia aos envolvidos na suposta tentativa de golpe de Estado, em 8 de janeiro de 2023, e também pela liberdade de expressão, especialmente nas redes sociais. Ainda que tenha sido uma grande manifestação, a expectativa de público ficou muito abaixo do que era esperado por Bolsonaro. Ele imaginava reunir pelo menos um milhão de pessoas em Copacabana, mas as estimativas mais otimistas calcularam o público em 100 mil pessoas.