• Domingo, 14 de Abril de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Vereadores querem que professores do município sejam capacitados em primeiros socorros da 'manobra de heimlich' e a 'técnica de tapotagem'

Política

Vereadores querem que professores do município sejam capacitados em primeiros socorros da 'manobra de heimlich' e a 'técnica de tapotagem'

Araranguá

Um anteprojeto de lei de autoria dos vereadores, Jorge da Cruz, e Samuel Nunes, chamou a atenção durante a sessão de quarta, 21, na Câmara Municipal, sugerindo que o município institua uma capacitação dos professores e funcionários de Escolas e Creches da rede pública municipal e privada com noções básicas de primeiros socorros da "Manobra de Heimlich" e a "Técnica de Tapotagem”.

Enquanto a Manobra de Heimlich pode ser considerada como o melhor método de desobstrução de vias aéreas em ambiente pré-hospitalar, a "tapotagem" que tem a mesma finalidade, é empregada em recém-nascidos e crianças menores, por isso, as duas sugestões foram dadas pelos autores.

Com oito artigos a proposta prevê ainda, que a capacitação seja implementada com o apoio do Corpo de Bombeiro, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Policiais Militares e ou Secretaria de Saúde, que tem condições de ministrar o curso.

“Essa faixa etária engasga geralmente por líquidos ou alimentos pastosos e, em alguns poucos casos, com objetos mais rígidos que foram encontrados no chão. Situações de emergência decorrentes de acidentes são crescentes motivos de registros de mortalidade e invalidez na infância e adolescência, gerando preocupação para mães e pais que deixam os seus filhos na escola diariamente. Neste sentido, pensando na prevenção de situações de emergências nas escolas, propomos a presente lei, visando garantir maior segurança às crianças e confiança aos pais, professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico que deverão ser capacitados em primeiros socorros nas referidas técnicas”, argumentaram os autores em suas justificativas.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Câmara de Vereadores de Araranguá

Timbé do Sul: motorista é hospitalizado após acidente seguido de incêndio Próximo

Timbé do Sul: motorista é hospitalizado após acidente seguido de incêndio

Prefeito Fanica e secretário de Infraestrutura de SC acompanham pavimentação da Serra do Faxinal Anterior

Prefeito Fanica e secretário de Infraestrutura de SC acompanham pavimentação da Serra do Faxinal

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.