O vice-prefeito de Araranguá, Cristiano da Silva Costa, Tano (PSD) tem contabilizado elogios públicos pela sua garra, humildade e competência. Esses predicados, aliado a análise sobre o início do mandato foram pautas da breve entrevista que ele concedeu ao JC Redação. Confira:
JC -És um bem sucedido empresário no ramo da construção. Como tens conciliado essa atividade com os compromissos de vice-prefeito?
TANO COSTA – Ocorreram adequações na empresa, mas quando decidi colocar meu nome à disposição para disputar as Eleições Municipais como vice-prefeito, já estava consciente desse cenário. Desde o início do mandato, mantenho expediente diário e, em horário integral, junto ao Paço Municipal. Isso permite desenvolver várias ações, incluindo, por exemplo, o permanente monitoramento das obras públicas; intensificar à captação de emendas parlamentares, visitar as comunidades para ouvir demandas e verificar diferentes “in loco”.
JC - Em Araranguá, é público e notório a existência da chamada síndrome do vice-prefeito, por meio da qual a relação entre os ocupantes desse cargo e o chefe do Executivo frequentemente apresenta problemas. Como está a convivência com o prefeito Cesar Cesa (MDB)?
TANO COSTA – Assim como já ocorreu na campanha eleitoral, continuamos trabalhando de maneira conjunta. Aliás, a harmonia prevalece em todo o grupo de trabalho, que está unido para apresentar o melhor desempenho possível, cada um contribuindo com suas qualidades. Existe compromisso de fazer uma bela administração municipal, desenvolvendo um projeto macro e não micro. Ou seja, nós dois e toda a equipe de trabalho está despida de vaidades em nome do bem comum e da luta pelo maior desenvolvimento de Araranguá.
JC – Em 2016 foste o vereador mais votado no pleito para a Câmara Municipal – contabilizando 1.870 votos – porém, quatro anos mais tarde abdicaste de tentar uma encaminhada reeleição para concorrer na disputa majoritária. Por que?
TANO COSTA – Agradeço a todos que confiaram seus votos em 2016. Tenho certeza de que me dediquei ao máximo enquanto vereador, intercedendo por obras, diversas melhorias e qualificação do serviço público. Enfim, entendo que cumpri meu ciclo junto a Câmara Municipal. Do primeiro ao último dia do mandato honrei com a função de legislar e mantive personalidade. Interagi e aprendi muito, mas a sucessão de fatos provocou uma série de reflexões, incluindo o desejo de trocar de partido (PP pelo PSD), bem como colocar em prática o projeto de atuar no Executivo Municipal. Felizmente houve respaldo nas urnas. Agora, a missão é retribuir essa confiança, trabalhando para atender os anseios da população.
JC – Qual a sua análise sobre esses 36 dias de mandato?
TANO COSTA – O trabalho recém iniciou, entretanto, a apresentação de resultados tem que ser instantânea e efetiva. Existe um planejamento da dupla Tano e César Cesa, que abrange a equipe de apoio e também a população. Estamos unindo esforços para o bem comum de Araranguá. Nesse primeiro momento foi providenciada a retomada de obras importantes como nas vias que levam a futura ponte entre Morro dos Conventos e Distrito Hercílio Luz; à retomada das obras na Ciclovia na ARA-227, no acesso a Balneário Morro dos Conventos; ajustados detalhes junto a construção da Arena Poliesportiva Municipal Professor Nilson Matos Pereira; intensificadas ações para viabilizar à reforma e revitalização da Ponte Pênsil, no Bairro Barranca; além de ter iniciado o programa para recuperação de ruas e espaços públicos.
JC – Paralelo a essas questões, também existe a situação administrativa. Poderia comentar em qual o cenário no Executivo Municipal?
TANO COSTA - O prefeito Cesar, eu e a equipe de trabalho estamos providenciando um diagnóstico dos diferentes setores. Só com a redução dos cargos comissionados, a economia gerada soma em torno de R$ 560 mil por ano. O contexto administrativo é tratado com extremo critério e responsabilidade. Já apuramos dados importantes, mas a pesquisa será ampliada. Depois da auditoria interna – que começou a ser implantada nessa sexta-feira, dia 5 - está prevista uma reforma administrativa. Nosso projeto é como uma obra: precisa dispor de uma base sólida para proporcionar sustentação!