• Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Zé Milton descarta liderança do governo

Política

Zé Milton descarta liderança do governo

Deputado estadual José Milton Scheffer (PP) foi sondado pela Casa Civil para assumir a liderança do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, papel que já desempenhou à época do governo de Carlos Moisés da Silva (Rep). No início do ano o Progressistas e o PL, do governador Jorginho Mello, compuseram um grupo que tentou emplacar Zé Milton como presidente da Assembleia Legislativa. A iniciativa acabou sendo frustrada por uma articulação desencadeada pelo deputado Júlio Garcia (PSD), que culminou com a eleição do deputado Mauro de Nadal (MDB) para o comando do legislativo catarinense. 

Não obstante a isto, o Progressista se manteve aliado ao governo de Jorginho, ocupando espaços dentro da gestão estadual e manifestando apoio ao governador na Assembleia. Por conta das circunstâncias, o convite para que Zé Milton passasse a ser o líder do governo no parlamento catarinense, no lugar do deputado Edilson Massoco (PL), acabou se dando de forma natural.  

O deputado sombriense, no entanto, tem outros planos para a esfera política de seu mandato. Ele pretende se dedicar às campanhas municipais do ano que vem, e, para isto, não pode estar preso a um compromisso da envergadura que é representar o governo na Assembleia Legislativa. Há outro ponto crucial que deve ter norteado a decisão de Zé Milton, ainda que ele não fale sobre o assunto. Trata-se da falta de sintonia entre os onze deputados estaduais do PL, que compõem a base primária do governo de Jorginho Mello. O fato é que os deputados do PL não falam a mesma língua, e acabam, em grande parte das vezes, tendo ponto de vistas divergentes da gestão estadual. Isto acaba sendo um fardo para qualquer deputado que represente a gestão estadual na Assembleia Legislativa, pois ele fica em meio ao fogo cruzado entre os interesses de um grupo do legislativo ligado ao executivo, e as iniciativas do próprio executivo.  

Por estas e por outras, Zé Milton deverá continuar apenas dando conta de seu mandato, que nos próximos doze meses deverá estar francamente vocacionado a estimular candidaturas municipais do Progressistas em Santa Catarina, mas especialmente no Grande Sul Catarinense.  

Finais  

Ainda que alegue o excesso de tarefas que terá durante as campanhas municipais do ano que vem, corre a boca miúda que o deputado estadual José Milton Scheffer não quer assumir a liderança do Governo do Estado na Assembleia Legislativa por conta de suas pretensões de assumir a presidência do Progressistas Estadual em março do ano que vem. O partido está sendo comandado interinamente pelo ex-deputado federal sombriense Leodegar Tiscoski. Em março, no entanto, deverá acontecer a convenção estadual da sigla que elegerá seu novo comando. Zé Milton estaria articulando nos bastidores para emplacar como novo comandante de seu partido em nível estadual, já projetando sua candidatura a deputado federal em 2026. A presidência do Progressista estadual daria notoriedade a este projeto.  

Vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho (Rep), está de malas prontas para ingressar no PL, do governador Jorginho Mello. O convite foi feito pela Coordenação Regional da legenda, e já aceito nos bastidores. Jonatã deverá concorrer novamente como candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada pelo projeto de reeleição do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB). Já a oposição tem se articulado através do Progressistas, PSD e PDT, com a possibilidade de que o MDB também faça parte deste grupo. A exemplo de 2020, os emedebistas estão divididos em duas alas: uma que apoia Kekinha e outra que pretende fazer oposição a ele. Esta ala oposicionista nutre a expectativa de conseguir o apoio de Progressistas, PSD e PDT para concorrer contra Kekinha ano que vem. 

Terça-feira tem entrevista da JBS em Balneário Arroio do Silva Próximo

Terça-feira tem entrevista da JBS em Balneário Arroio do Silva

Semana marcada pelo feriado da Proclamação da República será com chuva e temperaturas elevadas Anterior

Semana marcada pelo feriado da Proclamação da República será com chuva e temperaturas elevadas

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.