• Sábado, 25 de Janeiro de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Zé Milton volta a cobrar aumento no orçamento da Saúde para 2024

Política

Zé Milton volta a cobrar aumento no orçamento da Saúde para 2024

Na última reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o Deputado Zé Milton, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, novamente trouxe ao debate a preocupante realidade do orçamento da Saúde, que na proposta da Lei Orçamentária Anual — LOA terá uma redução de R$ 400 milhões em 2024, em comparação a 2023.

Zé Milton destacou a gravidade da situação, ressaltando as longas filas de espera por cirurgias e a urgente necessidade de investimento na área, ao invés de redução de recursos. Em suas palavras, “não podemos ignorar as crescentes demandas da população por serviços de saúde. Reduzir o orçamento neste momento crítico pode comprometer seriamente o atendimento à população catarinense”, argumentou o parlamentar.

O texto apresentado pelo Poder Executivo sinaliza que os hospitais filantrópicos serão particularmente impactados, enfrentando uma redução superior a R$ 100 milhões na Política Hospitalar Catarinense (PHC) em comparação com o orçamento de 2023.

A preocupação do parlamentar se estende aos hospitais filantrópicos e municipais, uma vez que a proposta de uma nova PHC pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda não foi apresentada. Em resposta a essa situação crítica, Zé Milton anunciou sua intenção de apresentar emenda LOA 2024, subscrita pelos deputados da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, visando recompor os recursos destinados à Saúde. “Solicitamos ao Governo que encaminhasse uma nova proposta para o orçamento da Saúde, principalmente o que envolve a PHC, que atende os Hospitais Filantrópicos e municipais, responsáveis pelo atendimento de quase 80% dos catarinenses, e como não veio até a data de hoje, nós deputados vamos agir para que os Hospitais não fiquem desassistidos”, finalizou.

Além disso, o parlamentar solicitou uma audiência com o governador Jorginho Mello (PL) para discutir a questão em profundidade e fez um apelo ao apoio da Comissão de Saúde da Alesc.

Tal atitude teve o respaldo dos deputados Lucas Neves, Neodi Saretta e Dr. Vicente Caropreso que demonstraram também suas preocupações com a redução dos valores destinados à pasta. Os parlamentares destacaram em suas falas a importância dos Hospitais Filantrópicos, bem como a necessidade do aumento dos recursos da Saúde para assegurar a realização das cirurgias eletivas e o atendimento a população catarinense, em especial as mais carentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Deputado Zé Milton

Tribunal de contas aprova por unanimidade as contas do prefeito Kekinha Próximo

Tribunal de contas aprova por unanimidade as contas do prefeito Kekinha

Prefeitura de Balneário Arroio do Silva e Sebrae fazem reunião com parceiros da Sala do Empreendedor Anterior

Prefeitura de Balneário Arroio do Silva e Sebrae fazem reunião com parceiros da Sala do Empreendedor

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.