• Segunda-feira, 15 de Abril de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Zilli acredita que MDB elegerá até sete prefeitos

Política

Zilli acredita que MDB elegerá até sete prefeitos

Deputado estadual Tiago Zilli, que recentemente foi empossado como Secretário Estadual do MDB catarinense, acredita que seu partido consiga eleger até sete prefeitos em nossa região, nas eleições municipais deste ano. Em 2020, a legenda emplacou cinco prefeituras, mas no ano passado o prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia, deixou o partido e se filiou ao PL, do governador Jorginho Mello. Para Zilli, no entanto, o ponto de partido do MDB para o pleito eleitoral de 2024 deve ser a eleição municipal passada. Conforme ele, o MDB deverá eleger no mínimo cinco prefeitos neste ano, “mas as projeções indicaram a eleição de seis ou sete”, no conjunto dos 15 municípios da Amesc.

Diplomático, o parlamentar se esquiva de pontuar em quais municípios o MDB teria mais chances de eleger prefeitos, ressaltando que em todos onde o partido tiver candidato as chances existem. Ele enfatiza, no entanto, que as demais legendas também têm suas pretensões, o que inibe um maior avanço emedebista.

Deputado de primeiro mandato, Tiago Zilli ressalta que pretende participar ativamente das eleições municipais deste ano em todo o grande Sul catarinense, enfatizando que sua presença será bastante significativa aqui no Extremo Sul, por ser sua região, e também em agradecimento a base emedebista, que lhe propiciou 21.500 votos nas eleições estaduais de 2022, cerca de dois terços de sua votação total.    

A disposição de Tiago Zilli é reforçada por uma situação bastante relevante: o atual Coordenador Regional do MDB, o ex-prefeito de Passo de Torres, Jonas Souza, é seu assessor parlamentar, o que reforça suas obrigações perante o partido. Afora isto, como ressaltado, o deputado também é o atual Secretário Estadual do MDB, o que lhe confere uma maior responsabilidade no que diz respeito ao seu engajamento diante das candidaturas municipais emedebistas.

As contas do deputado não estão muito longe da realidade. O MDB de fato tem chances de eleger até sete prefeitos em nossa região, mas isto dependerá principalmente das alianças que o partido realizar, o que faria total diferença em municípios como Praia Grande, Timbé do Sul, Turvo, Morro Grande e Maracajá, por exemplo, municípios que atualmente não são administrados pelo partido.

Finais

Pontualmente em Turvo, o deputado Tiago Zilli, que já foi vice-prefeito e prefeito do município, acredita que o MDB tenha chances de reconquistar o comando do Executivo Municipal. De acordo com ele, o partido está unido em torno deste objetivo, e com suas principais lideranças desarmadas de pretensões pessoais. Mantendo o mesmo tom diplomático, o deputado pontua uma série de nomes que poderão ser candidato a prefeito pelo MDB turvense, a exemplo do ex-prefeito Heriberto Afonso Schmidt, do ex-vice-prefeito Edson Pisca Dagostin, dos vereadores Afonso Casteler e Valcir José Milanez, e ainda dos empresários Selvino Londero e Jocelito Darós. Conforme Tiago Zilli, quaisquer destes nomes estariam preparados para administrar Turvo a partir do ano que vem.

Pré-candidato do MDB a Prefeitura de Balneário Gaivota, Fernando Ferreira, o Chimia, diz que o partido, em princípio, não pretende abrir mão de disputar o Executivo Municipal com candidato na cabeça de chapa. Ele rechaça a possibilidade de a legenda compor como vice de quem quer que seja, mas enfatiza que a decisão final quanto a este tema caberá ao diretório municipal do MDB. De sua parte, no entanto, o projeto emebista passaria por uma candidatura própria do partido à Prefeitura Municipal, o que, segundo Chimia, reposicionaria o MDB entre os grandes da política local. A única vez que o MDB administrou a prefeitura de Balneário Gaivota foi entre 2009 e 2012, na gestão do prefeito João Alberto Bonamigo. Depois dele, houve duas gestões progressistas e a atual, comandada pelo PSDB.

Jornalista Silmar Vieira morre aos 50 anos Próximo

Jornalista Silmar Vieira morre aos 50 anos

Balneário Arroio do Silva: mais um passo para a implantação do futuro quartel do Corpo de Bombeiros Anterior

Balneário Arroio do Silva: mais um passo para a implantação do futuro quartel do Corpo de Bombeiros

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.