• Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021
  1. Home
  2. Saúde
  3. Araranguá inaugura centro de reabilitação pós-covid

Saúde

Araranguá inaugura centro de reabilitação pós-covid

A Administração Municipal de Araranguá, através da Secretaria de Saúde, informa que nesta sexta-feira, dia 17, será realizada às 11h a Inauguração do Centro de Reabilitação Pós-Covid, localizada na Rodovia Gov. Jorge Lacerda, n° 7198, bairro Jardim das Avenidas.

Este Centro, só foi possível devido ao Secretário de Saúde, Dr. Henrique Besser, que sentiu a necessidade de um Centro de Reabilitação, em virtude da demanda dos pacientes Pós-Covid. Assim como, o Vereador Luiz da Farmácia, que fez a indicação do Anteprojeto N° 032/2021 ao legislativo. Que autorizou o Poder Executivo criar o serviço de reabilitação. O projeto, chegou a ser copiado para ser implantado pelo SUS nacional.

A sala que será utilizada, foi construída em 2016. Entretanto, estava em desuso e necessitava de uma reforma. Agora, servirá como Centro de Reabilitação para pacientes com sequelas Pós-Covid. Em princípio, os atendimentos serão realizados apenas com uma fisioterapeuta, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Segundo Daiane Biff, Enfermeira de Planejamento da Secretaria de Saúde, a intenção é ampliar os atendimentos para outras situações.

''Antes da pandemia, tínhamos grupos de caminhada ambientada e terapia em grupo, oferecidas pelos próprios profissionais da saúde. Eram várias ações, e agora estamos podendo retornar'', destaca.

Conforme Simoni Costa Maximiano, fisioterapeuta que irá atender os pacientes, a grande maioria tem queixa de fadiga muscular, dispnéia e cansaço para realizar os pequenos esforços do dia a dia.

''Foi pensado em utilizar a sala da academia da saúde, porque é ampla e tem material que vai ajudar no tratamento dos pacientes. Então, todo o espaço vai nos auxiliar com a melhora dos pacientes'', ressalta.

A fisioterapia é um dos recursos para o tratamento, e com a reabilitação, será feito o acolhimento para entender as necessidades dos pacientes. E contará também, com orientações de exercícios respiratórios

''Vou receber os pacientes e agendar conforme a necessidade de sessões. Estamos pensando em trabalhar também, com orientações para preparar o dia a dia deles'', destaca.

A fisioterapeuta diz que esta é uma nova fase para a saúde. ''Vou trabalhar com esses pacientes da melhor forma possível, pois esta é uma nova missão e etapa para a saúde, mas que vai trazer muitos benefícios para a comunidade e para o município. Espero que a gente consiga realizar um bom trabalho'', conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Araranguá

Balneário Gaivota promove “Caminhada Pela Vida” no sábado Próximo

Balneário Gaivota promove “Caminhada Pela Vida” no sábado

Gian Silva lança livro com mais de cinco mil frases e volta ao TV Sul Mulher pra mais um bate papo inspirador Anterior

Gian Silva lança livro com mais de cinco mil frases e volta ao TV Sul Mulher pra mais um bate papo inspirador

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.