• Domingo, 29 de Março de 2020
  1. Home
  2. Bem estar
  3. Como escolher o melhor protetor solar para o rosto

Bem estar

Como escolher o melhor protetor solar para o rosto

O protetor solar é uma parte muito importante do cuidado diário da pele, pois ajuda a proteger contra os raios ultravioleta (UV) emitidos pelo sol. Embora esse tipo de raios chegue mais facilmente na pele quando se está pegando sol, a verdade é que a pele está em constante exposição, mesmo que indiretamente, através das janelas de casa ou do carro, por exemplo.

Mesmo nos dias nublados, em que o sol não está forte, mais de metade dos raios UV conseguem atravessar a atmosfera e chegar na pele, provocando o mesmo tipo de lesões que provocariam num dia de céu limpo. Assim, o ideal é que se utilize protetor solar diariamente, especialmente nas partes do corpo que não estão cobertas pela roupa.Uma dessas partes é o rosto. Isso porque, a não ser que se utilize um chapéu o tempo todo, o rosto é o local do corpo que está mais vezes em exposição aos raios UV, o que aumenta não só o risco de câncer de pele, como também envelhece a pele, deixando-a mais seca, áspera e enrugada. Dessa forma, saber como escolher um protetor solar para o rosto, e utilizá-lo todos os dias é muito importante para a saúde da pele.

O que avaliar no protetor solar

A primeira característica que se deve avaliar num protetor é seu fator de proteção solar, também conhecido como FPS. Esse valor indica a potência do protetor, que deve ser maior para o rosto do que para o resto do corpo, já que a pele é mais sensível.

Segundo várias organizações de câncer de pele e dermatologia, o FPS do protetor de rosto não deve ser inferior a 30, sendo que esse valor é indicado para pessoas de pele mais escura. Já para pessoas com pele mais clara, o ideal é utilizar um FPS de 40 ou 50.

Além do FPS é importante ficar atento a outros fatores do creme como:

Deve conter mais ingredientes naturais, como óxido de zinco ou dióxido de titânio, do que componentes químicos, como oxibenzona ou octocrileno;

Quando se deve aplicar o protetor

O protetor solar de rosto deve ser aplicado logo pela manhã e, idealmente, 20 a 30 minutos antes de sair de casa, para que possa ser absorvido corretamente antes de expor a pele ao sol.

Além disso, deve-se, sempre que possível, voltar a aplicar o protetor a cada duas horas ou sempre que se mergulhar no mar ou piscina. Já no dia-a-dia e, uma vez que pode ser complicado aplicar o protetor solar tão frequentemente, deve-se ter outros cuidados com a exposição UV, como usar um chapéu e evitar as horas de maior calor, entre as 10 e as 16h.

Como funciona o protetor solar

O protetor solar pode utilizar dois tipos de ingredientes para proteger a pele dos raios ultravioleta do sol. O primeiro tipo são os ingredientes que refletem esse…

Crianças criam ilustrações de livro Anterior

Crianças criam ilustrações de livro

Sicoob Credisulca leva cooperativismo de crédito ao maior evento rural de Turvo/SC Próximo

Sicoob Credisulca leva cooperativismo de crédito ao maior evento rural de Turvo/SC

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.