• Sexta-feira, 23 de Abril de 2021
  1. Home
  2. Saúde e estética
  3. Coronavírus em SC: Estado recebe equipe da Organização Pan-Americana da Saúde para apoiar ações de controle da Covid-19

Saúde e estética

Coronavírus em SC: Estado recebe equipe da Organização Pan-Americana da Saúde para apoiar ações de controle da Covid-19

Após solicitação da Secretaria de Estado da Saúde, uma equipe da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ligada a Organização Mundial da Saúde (OMS), chega a Chapecó, nesta terça-feira, 2, para apoiar as ações de controle da Covid-19. A visita visa o fortalecimento da rede de atenção à saúde hospitalar e de Pronto Atendimento dos municípios que fazem parte da Macro Região Oeste. Durante quatro dias, a equipe irá realizar visitas a unidades de saúde para discutir os processos de atendimento, manejo e monitoramento de pacientes com Covid-19, além de propor ações para melhorar o fluxo assistencial entre as unidades de atenção primária e as unidades  hospitalares e de pronto atendimento.

Agenda

Os técnicos da OPAS se reunirão com a coordenação do COES da Macrorregional do Grande Oeste durante a tarde terça-feira e com a Coordenação de Regulação Estadual para discutir protocolos e fluxo de encaminhamento de pacientes no contexto de crise. Na quarta, 3, as equipes da OPAS  visitarão a UPA de Chapecó e o Hospital de Campanha da cidade, além do Hospital Regional do Oeste e APS de Chapecó. No mesmo dia, o Hospital de Maravilha e o Centro de Triagem de São Miguel do Oeste também receberão visitas. Já na quinta-feira, 4, os técnicos estarão em Xanxerê, no Hospital Regional São Paulo, e depois se deslocam para Xaxim, no Hospital da cidade. Ainda no dia 4, eles visitam também o Hospital Terezinha Gaio Basso e o Centro de Triagem de São Miguel do Oeste. Depois, eles retornam à Regional de Chapecó, onde terão uma última reunião na sexta-feira, 5 de março.

“O foco é buscar a qualificação no atendimento da rede de atenção à saúde, em especial, a Macrorregião do Grande Oeste”, reforçou o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, que agradece a parceria da OPAS no momento que Santa Catarina enfrenta um aumento expressivo dos casos de Covid-19 e uma elevação do fluxo de pacientes. “Esses pacientes necessitam de tratamento qualificado em todos os pontos de atenção da rede de saúde enquanto se promove a abertura de leitos clínicos de maneira proporcional. Apoios como esse, da OPAS, são e serão sempre bem vindos”, finalizou.

Uma outra equipe está prevista para se deslocar para Santa Catarina no dia 8 de março, desta vez para visitar os municípios das regiões da Grande Florianópolis, Sul, Foz do Rio Itajaí e Nordeste Catarinense.  Estão previstas visitas a unidades de saúde dos municípios de Florianópolis, Criciúma, Araranguá, Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Secretaria da Administração abre processo seletivo para analista de informática Próximo

Secretaria da Administração abre processo seletivo para analista de informática

Câmara de Araranguá suspende realização do Troféu Alzira Rabello Elias Anterior

Câmara de Araranguá suspende realização do Troféu Alzira Rabello Elias

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.