• Terça-feira, 27 de Julho de 2021
  1. Home
  2. Saúde
  3. Covid-19: Florianópolis vacina mais de 70% da população acima de 18 anos com 1ª dose

Saúde

Covid-19: Florianópolis vacina mais de 70% da população acima de 18 anos com 1ª dose

Até a noite de segunda-feira (19), 291.043 vacinas foram aplicadas para esse público.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), afirmou em entrevista à GloboNews nesta terça-feira (20) que a vacinação contra a Covid-19 está ajudando a reduzir as mortes causadas pela pela doença. Dados do painel 'Vacinômetro' da prefeitura mostram que 71,54% dos moradores acima de 18 anos já foram imunizados com a 1ª dose na cidade.

Até a noite de segunda-feira (19), 291.043 vacinas foram aplicadas para esse público. Desse total, 115.863 pessoas estão com o esquema vacinal completo - o que representa 28,48% da população maior de idade.

 "A gente tem que levar em conta que a queda nas mortes tem relação com a vacinação. O que pesa em Florianópolis é a testagem em massa, monitoramento do isolamento dos contaminados, a alta cobertura vacinal", explicou o prefeito.

A Capital contabiliza 1.017 mortes causadas pelo o vírus desde o começo da pandemia. Entre maio e junho de 2021, 34 mortes por causa da doença em Florianópolis foram incluídas nos dados do governo de Santa Catarina. Entre 1º de julho até a noite de segunda, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) incluiu 7 novos óbitos.

No monitoramento feito pela prefeitura da Capital, novas mortes não são adicionadas ao painel desde 4 de julho. O último registro é da morte de um homem de 86 anos. O G1 questionou a administração se não houve novos registros ou se a acompanhamento foi paralisado e aguarda retorno.

Durante a entrevista, o prefeito afirmou que a população também tem colaborado para reduzir as mortes e segue as normas sanitárias impostas pelo Estado. Na quarta-feira (14), o governo publicou um novo decreto com definições para o enfrentamento da Covid-19.

Entre as definições estão a suspensão da limitação de período para o funcionamento dos serviços. Agora, os horários de abertura e de encerramento das atividades deixam de ser reguladas por protocolos e regramentos sanitários.

 "Nossa expectativa é ter um número muito pequeno de mortes e também de casos. O número de pessoas internadas também caiu, só temos 29 pessoas. Mas isso não significa que podemos relaxar", disse o prefeito.

A Grande Florianópolis está em risco grave para a Covid-19, o segundo mais alto do Mapa de Risco. A última matriz foi divulgada pelo Estado no sábado (17). Para definir o nível de risco das 16 regiões, os critérios usados incluem a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a transmissibilidade do vírus.

 Fonte: G1-SC

Filme catarinense “Albertina” ganha prêmio internacional Próximo

Filme catarinense “Albertina” ganha prêmio internacional

Homem encontrado morto em acidente em São João do Sul foi assassinado Anterior

Homem encontrado morto em acidente em São João do Sul foi assassinado

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.