A equipe do Programa Melhor em Casa, coordenada pela enfermeira Karoline de Bem, promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 24, mais uma edição do encontro do Grupo de Cuidadores Acolher e Cuidar.
Realizados mensalmente, esses encontros têm como objetivo oferecer orientações e esclarecimentos aos familiares e cuidadores de pacientes acompanhados pelo programa, fortalecendo o cuidado domiciliar com informação e apoio técnico.
Nesta edição, o momento contou com a participação especial das socorristas do SAMU, Laíse Mezzari e Letícia Lumertz, que compartilharam conhecimentos essenciais sobre primeiros socorros, voltados especialmente às principais intercorrências com pacientes acamados.
Durante a capacitação, os cuidadores aprenderam técnicas simples, porém vitais, para agir com segurança e eficácia em situações de emergência, como hemorragias, hipoglicemia, engasgos, convulsões e parada cardiorrespiratória. A proposta é proporcionar mais segurança aos cuidadores, oferecendo ferramentas práticas que podem salvar vidas e garantir maior tranquilidade no dia a dia do cuidado.
Afinal, cuidar de uma pessoa acamada vai muito além do afeto — é preciso preparo e conhecimento.