• Domingo, 20 de Junho de 2021
  1. Home
  2. Saúde e estética
  3. Emagrecer com saúde: Tudo que você precisa saber sobre balão intragástrico

Saúde e estética

Emagrecer com saúde: Tudo que você precisa saber sobre balão intragástrico

Você já sentiu aquele desânimo ao subir na balança e perceber que não conseguiu perder aqueles quilinhos com a dieta? Ou não consegue dar continuidade ao processo de perda de peso com ajuda da nutricionista? Relaxe! Você não está sozinha. Tem muita gente sofrendo com a dificuldade em controlar a obesidade.

Todo mundo sabe que a obesidade faz mal a saúde. Entretanto, pouca gente entende que a obesidade é uma doença crônica, de difícil controle  e que requer uma equipe de profissionais para ajudar o paciente. Nesse contexto, existem várias estratégias de tratamento e por essa razão nenhuma delas é 100% efetiva para sempre.

Uma delas é o Balão intragástrico ou então balão gástrico, recomendado principalmente para pessoas em sobrepeso e obesidade, e que tentaram controlar o peso com medicamento, dieta e exercícios sem  muito sucesso.

Mas será que é uma alternativa realmente eficiente para emagrecer com saúde?  O médico cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Rafael Ostermann, explica que o Balão Gástrico é uma opção não cirúrgica para perder peso que promove, temporariamente uma sensação de maior saciedade e plenitude, mesmo em pequenas refeições.

Conheça mais sobre o balão gástrico

Trata-se de um balão de silicone maleável colocado por endoscopia no estômago, e que pode ajudar a controlar a fome e diminuir a quantidade de comida que o paciente ingere habitualmente.

O balão gástrico pode funcionar como um trampolim, um empurrãozinho” quando o paciente já tentou se exercitar ou seguir dietas em longo prazo e não emagreceu nada ou perdeu pouco peso se comparado ao que precisa eliminar para se livrar da obesidade.

Contudo, o tempo de permanência do balão pode ser de 6 ou 12 meses.  Nesse periodo a pessoa tem uma oportunidade valiosa para reeducar-se na alimentação, praticar atividade física, manter contato estreito com a equipe e se necessário usar medicamentos anti-obesidade. Justamente por isso, especialistas recomendam combinar o balão gástrico com as estratégias acima descritas. Aqui na Ostermann Medical Center nós temos o núcleo de combate a obesidade que agrega uma equipe completa de profissionais preparados para dar suporte aos pacientes nesta etapa de emagrecimento. Nutricionistas, psicólogos, endocrinologistas e muitos outros que atuam em conjunto com objetivo de ajudar no tratamento dessa doença tão complexa mas que depende de outros cuidados especiais como manter uma alimentação saudável, exercícios físicos e outras atividades recomendadas” explica.

Como é feita a colocação do balão intragástrico?

Colocado por endoscopia e sob sedação endovenosa, balão gástrico é posicionado sob visão direta dentro do estômago. Durante o procedimento, o paciente não sente nada  e permanece confortável acordando somente na sala de recuperação.

Quando é feita a retirada do balão?

Normalmente, após o período definido pelo profissional (cerca de seis ou doze meses), o balão gástrico é esvaziado e removido para não correr o risco de se deteriorar ou ser perfurado, afetando a saúde de quem utiliza.

Quais são as Vantagens do Balão Gástrico?

De acordo com Dr. Rafael Ostermann, A perda de peso ocasionada pelo balão permite melhorar o a qualidade do sono, estabilizar a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue, bem como ajuda a reduzir os níveis de gordura no fígado ( Esteatose).

Recentemente, estudos mostram que a redução de 5% do peso corporal já é suficiente para reduzir formas graves de covid-19. “Com o balão pode-se reduzir até 20% a 25% do peso corporal, o que seria muito benéfico aos pacientes” explica o cirurgião.

E quando eu retirar o balão não vou reganhar peso como antes?

Isso pode acontecer se a pessoa não se mantiver em acompanhamento periódico com a equipe, relaxando na alimentação ou mesmo reduzindo a atividade física. “O Balão na imensa maioria dos casos faz sua parte com maestria, entretanto, o paciente devem manter a disciplina e os cuidados para evitar o reganho de peso. Batemos muito nessa tecla com os nossos pacientes” explica Dr. Rafael.

Onde procurar tratamento

Se você está passando por dificuldades no tratamento da obesidade, ou ficou com dúvidas e precisa mais esclarecimentos sobre o tratamento, entre em contato para maiores informações que podem ser esclarecidas na Central de Atendimento ao Paciente-CAP, pelo WhastApp (48) 99638-1218 ou (48) 3522-2314.

Escritora sombriense Eliane Debus doa livros para escolas da região Próximo

Escritora sombriense Eliane Debus doa livros para escolas da região

Vereador Jair pede informações sobre vacinação em Araranguá e relata reclamações da população Anterior

Vereador Jair pede informações sobre vacinação em Araranguá e relata reclamações da população

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.