• Domingo, 14 de Abril de 2024
  1. Home
  2. Saúde
  3. Primeira rodada de negociação da campanha salarial dos trabalhadores da saúde acontece nesta segunda-feira, 11 de março com o Instituto Imas em Araranguá

Saúde

Primeira rodada de negociação da campanha salarial dos trabalhadores da saúde acontece nesta segunda-feira, 11 de março com o Instituto Imas em Araranguá

A primeira rodada de negociação da Campanha Salarial dos trabalhadores da saúde do vale do Araranguá está agendada para esta segunda-feira, dia 11 de março, às 15h, na subsede do Sindicato de Araranguá, com o Instituto Maria Schmitt (IMAS). A negociação abrange os trabalhadores do Hospital Regional e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMESC (Cisamesc) com 15 municípios consorciados.

Entre as reivindicações estão o 8% de aumento geral, o vale alimentação de R$ 50,00 e a inclusão no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do pagamento do Piso da Enfermagem entre outros pontos. A pauta da Campanha Salarial 2024 a 2025, foi aprovada nas Assembleias realizadas de 20 a 22 de fevereiro. As cláusulas sociais com diversos benefícios históricos foram acordadas em 2023 valendo para dois anos.

Este ano um ponto de pauta fundamental a ser negociado é o pagamento do Piso da Enfermagem. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou em votação no dia 18 de dezembro de 2023 que o Piso agora é regional:
“Depois de mais de 20 anos de mobilizações para aprovação da Lei do Piso e, após a Lei ser aprovada nacionalmente em 04 de agosto de 2022, agora por pressão dos Patrões ela deve ser debatida regionalmente. O STF determinou que o Piso da Enfermagem não será nacional e sim regional, sendo obrigado a ter negociação coletiva junto ao Sindicato Patronal. Ou seja, precisa ser convencionado, integrar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ”, explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde Criciúma), Cleber Ricardo da Silva Cândido.

Conforme Cândido, o Governo Federal segue repassando as parcelas dentro do prazo e o Ministério da Saúde garantiu a continuidade da verba para o pagamento da enfermagem. São mais de cinco mil trabalhadores, distribuídos em 15 hospitais e diversas clínicas na região de Criciúma e vale do Araranguá. A data-base da categoria é 1º de março.

Mais Informações com Informações – Cleber Ricardo da Silva Cândido – (48) 99937 -0675

Fonte: Assessoria de Comunicação

REURB: mais 68 matrículas entregues em Balneário Arroio do Silva Próximo

REURB: mais 68 matrículas entregues em Balneário Arroio do Silva

Após queixas por disparo de arma de fogo, Polícia Militar apreende espingarda na Vila São José Anterior

Após queixas por disparo de arma de fogo, Polícia Militar apreende espingarda na Vila São José

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.