Após um tornado atingir Sombrio no último sábado, 18, o Hospital Dom Joaquim foi um dos lugares que mais registrou danos no município.
O telhado e a fiação elétrica foram completamente comprometidos e muitos equipamentos, como respiradores, foram perdidos e outros estão aguardando uma avaliação técnica.
Os danos atingiram praticamente todas as áreas do Dom Joaquim, como ala cirúrgica, recepção, pronto-socorro, Unidade de Terapia Intensiva - UTI e ambulatório.
Diante da situação, pela primeira vez em sua história, o Hospital fechou suas portas, até que os reparos sejam feitos.
Para não deixar a população desassistida em alguma emergência, a Prefeitura Municipal de Sombrio está montando, em parceria, um pronto-atendimento temporário para atender à demanda da região, até que o Dom Joaquim volte a funcionar plenamente.
A unidade vai funcionar no Departamento Municipal de Esportes - DME, em frente ao Posto de Saúde do Parque das Avenidas.
De acordo com a Gerente de Enfermagem do Hospital Dom Joaquim, Beatriz Schutz, a previsão é de que o atendimento se inicie amanhã, 24, para consultas e alguns tipos de emergência, emergência e primeiros-socorros.
“No caso de uma parada cardíaca, por exemplo, o paciente receberá os primeiros atendimentos, será estabilizado e encaminhado ao Hospital Regional de Araranguá. Pacientes com partos, fraturas e situações cirúrgicas, que exijam equipamentos, exames de imagem, laboratoriais ou internações, devem se encaminhar diretamente a uma unidade hospitalar.”, completa Beatriz.
As equipes de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e Corpo de Bombeiros dos municípios da região já estão desde o domingo levando os pacientes diretamente ao Hospital Regional de Araranguá.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Sombrio