• Sexta-feira, 29 de Março de 2024
  1. Home
  2. Bem estar
  3. Sua pele está saudável? Identifique os sinais e veja dicas para mantê-la linda

Bem estar

Sua pele está saudável? Identifique os sinais e veja dicas para mantê-la linda

Como verificar a saúde da pele?

- A flacidez denota um aspecto de face murcha. No simples ato de tocar a pele você consegue perceber quão maleável ela se encontra. Ao elevarmos as bochechas utilizando os dedos indicadores, podemos perceber que quanto mais ela se elevar, menos consistência ela apresenta e maior a urgência de iniciar um tratamento.

- Fáceis de identificar ao se olhar no espelho, notamos manchas escuras, de coloração castanho a marrom, geralmente pequeninas, mas que podem chegar a alguns centímetros de tamanho. Elas surgem em áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros.

- O aspecto, a textura e a suavidade da pele dependem de seu nível de hidratação, lipídeos e elasticidade. A hidratação da pele diminui em consequência de inúmeros fatores externos como vento, frio e exposição prolongada ao sol, ou fatores internos como fumo, carências de vitaminas e envelhecimento. Levante uma maçã do rosto com um dedo. Se na parte superior se formarem pequenas estrias a pele está precisando de ajuda.  

Sete dicas para conquistar uma pele perfeita:

- Limpeza da pele: pele bonita é pele limpa. Você deve utilizar um sabonete diário que não agrida sua pele e que seja indicado para o seu tipo de pele.

- Tonificação e adstringente: o tônico e o adstringente auxiliam numa limpeza mais profunda. É preciso avaliar o tipo de pele para a definição do melhor produto. O adstringente tem em sua fórmula ingredientes que ajudam a controlar a oleosidade da pele. O tônico auxilia na microcirculação e em uso conjunto com o hidratante, potencializa a hidratação da pele.

– Hidratação: todas as peles precisam de hidratantes, inclusive as peles oleosas. São eles que repõem a umidade e deixam a pele com aspecto aveludado e macio, além de aumentar a elasticidade. Alguns hidratantes têm componentes que ajudam a controlam a oleosidade. É importante definir seu tipo de pele para escolher se ele será em creme, loção ou sérum.



- Uso de antioxidantes: a formação dos radicais livres é o mecanismo fundamental para o envelhecimento cutâneo. A associação de ativos antioxidantes uma vez ao dia pode gerar uma melhora. Por exemplo a combinação entre vitaminas C e E, que possuem efeitos antioxidantes.

– Foto proteção: usar filtros solares, assim como não se expor ao sol em horários de pico, auxiliam a evitar os danos na pele.  O Fator de proteção solar (FPS) recomendado hoje pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para todos os indivíduos é 30, ou seja, sua pele levara 30 vezes mais tempo para ficar vermelha do que se não tivesse aplicado o produto.}

- Alimentação saudável: a pele é resultado também da sua alimentação e do seu estilo de vida. Mantenha uma vida sem excessos, doces por exemplo podem acelerar a oxidação da pele.
 
- Evite o fumo: fumar reduz a formação de colágeno e reduz a circulação na pele. Além disso, a nicotina reduz a espessura da cútis. Tudo isso resulta em menos elasticidade para a pele e envelhecimento prematuro.

Plantio de árvore marca início da obra da Apae Próximo

Plantio de árvore marca início da obra da Apae

“Bora” mergulhar em Bonito Anterior

“Bora” mergulhar em Bonito

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.