• Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
  1. Home
  2. Política
  3. Tiago Zilli admite candidatura a estadual

Política

Tiago Zilli admite candidatura a estadual

Ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB), admitiu que poderá ser candidato a deputado estadual ano que vem. O anúncio oficial desta decisão, no entanto, deverá ser manifestado apenas em fevereiro. “Em janeiro eu só quero, e preciso, dar uma descansada”, comenta. Neste mês, no entanto, Zilli já se reuniu para tratar de sua candidatura com o ex-prefeito de Turvo, Ronaldo Carlessi (S/P), e com o ex-prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso (MDB). Ambos o estimularam a disputar a Assembleia Legislativa, como candidato oficial do MDB pelo Extremo Sul Catarinense.

 

As duas conversas foram produtivas. Vale lembrar que Carlessi, Tiago e Zênio mantêm uma relação política de quase uma década, e direcionam seus posicionamentos de forma uníssona.

Para Tiago, “a empreitada de fato não é fácil”, mas, mesmo assim, ele acredita que um projeto como este teria amplas chances de vitória, por conta da falta de representatividade parlamentar em nossa região. “Há um vazio político muito grande em nossa região. Praticamente todos os votos da Amesc acabam indo para a região de Criciúma nas eleições estaduais. No que diz respeito à Assembleia Legislativa, precisamos reaver o que é nosso”, comenta, enfatizando que o MDB, se unido, tem grandes chances de emplacar um deputado estadual.

 

Posição de Tiago reanimará MDB da região

 

A decisão de Tiago Zilli de disputar a Assembleia Legislativa reanimará o MDB de nossa região, que há dois mandatos não tem uma cadeira assegurada no parlamento catarinense. A última candidatura da sigla pelo Extremo Sul foi homologada em 2014, pelo então deputado Manoel Mota, que não conquistou à reeleição. Já em 2018 o partido não chegou nem mesmo a lançar uma candidatura à Assembleia. Enquanto isto, o PP, principal adversário político do MDB em nossa região, saboreia o terceiro mandato do deputado estadual sombriense José Milton Scheffer.

 

Assembleia revoga prisão domiciliar de Júlio Garcia

 

Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, como já era de se esperar, revogação da prisão domiciliar imposta ao presidente da Casa, deputado estadual Júlio Garcia (PSD). Por mais estranho que possa parecer, tanto a Constituição Federal, quanto a Estadual, dão aos parlamentos federal e estaduais o direito de soltar um de seus integrantes, em caso de prisão, desde que ela não seja em flagrante, de crime inafiançável, ou cumprimento de sentença já transitada em julgado. No caso de Júlio, que foi preso preventivamente, em meio a uma investigação, a soltura pode ser arbitrada pela Assembleia Legislativa, o que acabou acontecendo.

 

Amin aparece só de calção em sessão da Assembleia Legislativa

 

Situação para lá de inusitada aconteceu ontem, durante sessão extraordinária que decidiu pela revogação da prisão preventiva do deputado Júlio Garcia (PSD). A sessão se deu de forma virtual. Cada deputado votou de sua casa, o que foi o caso de João Amin (PP). Em meio a discussão do assunto, o senador Esperidião Amin (PP), que é pai de João, passou caminhando por trás dele, apenas de calção, sem camisa. Amim pai não percebeu a gafe. Já Amim filho tentou remendá-la. De todo modo, como a sessão é oficial, as imagens ficarão registradas para a eternidade.

 

Nome para a disputa de 2022 já começam a aparecer na região

 

Por enquanto, os nomes mais cotados para a disputa estadual do ano que vem por nossa região são o de José Milton Scheffer (PP) a federal, Ricardo Ghellere (PRTB) a estadual, ou federal, e Tiago Zilli (MDB) a estadual. Ainda que remota, não pode ser descartada uma candidatura do sombriense Clodoaldo Patrício (PRTB), a estadual ou federal, numa dobradinha com Ricardo Ghellere. Já o PSL tem tentando convencer o vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho, a disputar a Assembleia Legislativa. Por sua vez, o PL tem sido incentivado pelo senador Jorginho Mello a lançar um candidato a deputado estadual pelo Extremo Sul também.

Presidente da Sicredi recebe presidente da CDL Araranguá Próximo

Presidente da Sicredi recebe presidente da CDL Araranguá

Reforço de Fuzis: PM de Araranguá recebe doações para aquisição de armas Anterior

Reforço de Fuzis: PM de Araranguá recebe doações para aquisição de armas

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.