A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), juntamente com os Estados membros do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em conjunto com o Estado do Mato Grosso do Sul, deram início a uma operação integrada visando fortalecer a segurança pública nas regiões de fronteira.
A ação iniciou nesta quarta-feira, 8, e segue até o próximo domingo, 12.
Na região da Amesc, a operação foi desencadeada na manhã desta quarta-feira, nos municípios de divisa no extremo sul catarinense.
O trabalho é resultado do Pacto Regional para a Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado estabelecido no 10º Encontro do Cosud, ocorrido em fevereiro de 2024, visando combater diversas atividades criminosas que utilizam o espaço territorial dos estados membros como base para as operações.
Os desafios enfrentados pelas regiões fronteiriças são diversos, desde a vulnerabilidade social até a presença significativa de organizações criminosas.
Para enfrentá-los, os Estados envolvidos irão intensificar as ações de polícia ostensiva, com foco especial no combate ao tráfico de drogas, armas de fogo, contrabando e descaminho de produtos.
Além disso, a operação pretende coibir a circulação de criminosos e capturarforagidos da Justiça.
A Operação Integrada Cosud tem como objetivo principal obter indicadores expressivos em apreensões e prisões, demonstrando o comprometimento dos Estados membros com a segurança pública e o combate ao crime organizado.
Para alcançar esse objetivo, serão adotadas medidas como o adensamento do policiamento nas áreas de divisas, a realização de ações preventivas e repressivas, e o fortalecimento da cooperação entre as Polícias Militares dos estados envolvidos.
Conforme o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “essa operação conjunta dos Estados membros do Cosud demostra que a cooperação entre as unidades as Polícias Militares são de fundamental importância para a preservação da Ordem Pública”.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMSC