• Terça-feira, 16 de Agosto de 2022
  1. Home
  2. Política
  3. Daniel Freitas decidirá hoje qual seu destino partidário

Política

Daniel Freitas decidirá hoje qual seu destino partidário

Deputado federal Daniel Freitas, que se elegeu pelo PSL de Criciúma em 2018, deverá anunciar hoje qual será seu destino partidário. Ele tem convite para ingressar no PL, no Progressistas e também no Republicanos. O PL é o caminho natural, já que Daniel faz parte do grupo de deputados mais próximos ao presidente Jair Bolsonaro, que no último dia 30 se filiou a sigla. Todavia, uma filiação ao Republicanos não é descartada, dentro da estratégia de trazer o partido para próximo do senador Jorginho Mello (PL), que irá disputar o Governo do Estado ano que vem. Já a filiação ao Progressista só aconteceria se a legenda der 100% de certeza que estaria com Bolsonaro e com Jorginho ano que vem. No atual cenário, o PL é o porto mais seguro.

Amesc lança Plano de Desenvolvimento regional

A Amesc, Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, lançou ontem à noite, na sua sede, em Araranguá, seu Plano de Desenvolvimento, numa parceria com a Unesc e também com o Sebrae. O Plano prevê a realização de um amplo estudo nos mais diversos setores sociais e econômicos de nossa região, objetivando nortear ações a serem realizados em cada um deles nos próximos anos. De acordo com o presidente da Amesc, prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira, o Plano deverá estar concluído até meados de outubro de 2022, ocasião em que será apresentado a sociedade. A partir de então, começarão os trabalhos para buscar sua viabilização. “O que passaremos a realizar é uma espécie de planejamento estratégico para nossa região, para que possamos trabalhar, enquanto poder público, dentro de projetos que de fato sejam viáveis e tragam o maior resultado possível a sociedade”, comenta Moacir. De acordo com a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o Plano de Desenvolvimento da Amesc será um divisor de águas para a região, na medida em que, baseado em dados com critérios científicos, o Extremo Sul terá a possibilidade de dimensionar seus passos de forma muito mais assertiva. O Plano se dará tanto de forma regional quanto municipal. Neste sentido, os 15 municípios da Amesc, em seu conjunto, poderão ter um documento que aponte, de forma macro, quais suas deficiências, potencialidades e oportunidades, como isto também poderá ser observado de forma restrita a apenas um determinado município. Depois da conclusão do Plano, a intenção é colocá-lo em prática, o que deve acontecer a partir de 2023. Com os prefeitos com quem conversei ontem, durante a apresentação do Plano de Desenvolvimento da Amesc, ficou bastante claro uma preocupação pontual com as questões ligadas a infraestrutura e ao turismo de nossa região. Nitidamente, estes dois setores, pela média, são as apostas dos atuais gestores municipais, para acelerar o desenvolvimento aqui do Extremo Sul.

Psol faz objeção indireta a Jorge Boeira

Presidente estadual do Psol, Mário Dutra, diz que seu partido não apoiará qualquer candidato que tenha votado favoravelmente ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016. O Psol faz parte do grupo de partidos de esquerda que tem se reunido em Santa Catarina, buscando a coesão para o lançamento de um projeto único ao Governo do Estado. O grupo, que conta ainda com PT, PSB, PDT, PCdoB, Rede e PV, vem se reunindo há vários meses, dando a entender que poderá disputar o pleito de 2022 em nosso Estado unido. A objeção do Psol, no entanto, atinge diretamente o PSB, que busca viabilizar a candidatura do ex-deputado federal Jorge Boeira por esta unidade. É que Boeira foi um dos deputados que votou pela cassação de Dilma.

Nossa região cresceu mais que média do Sul e de SC

Extremo Sul Catarinense foi a microrregião do Sul do Estado que mais cresceu economicamente, se comparado o ano de 2019 com o de 2020. Os dados, recentemente divulgados, mostram que a riqueza produzida pela indústria, comércio e agricultura de nossa região foi 19,18% maior em 2020, do que em 2019. Já a Amrec, que é a região de Criciúma, cresceu no mesmo período 9,55%. Por sua vez, a Amurel, que é a região de Tubarão, cresceu 15,97%. A Amesc também cresceu mais do que a média do Estado, que atingiu um patamar de crescimento de 16,70% no período em voga. A estimativa é que neste ano nossa economia regional cresça 18,74%, se comparado ao ano passado.

Moreira começa a aparecer em nossa região com vistas a 2022

Ex-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira (MDB), participou ontem à noite do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Amesc, em Araranguá. Moreira aproveitou a oportunidade para uma conversa ao pé de orelha com várias lideranças do seu partido que prestigiaram o evento, especialmente prefeitos e vices. Pré-candidato a deputado estadual, ele nutre a expectativa de ter uma boa votação no Extremo Sul, de modo a alicerçar seu projeto. Quem também participou do lançamento do Plano foi o governador Carlos Moisés da Silva, só que de forma on-line, através do sistema de vídeo conferência. Ele reafirmou a disposição de sua gestão de colaborar para projetos que visem o desenvolvimento de nossa região

Publicado decreto que regulamenta o Auxílio Gás Próximo

Publicado decreto que regulamenta o Auxílio Gás

Governo de Araranguá rebate polêmica sobre aumento de taxas e impostos no município Anterior

Governo de Araranguá rebate polêmica sobre aumento de taxas e impostos no município

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.