O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), deu início a Operação "Trivium", que busca cumprir 12 mandados de busca e apreensão.
A operação busca apurar crimes de corrupção, desvio de dinheiro, fraude e outros, relacionados a um esquema que tinha o consentimento de agentes públicos. Os atos foram praticados nos anos de 2017 e 2019.
As investigações têm o objetivo de apurar o envolvimento de um núcleo empresarial que buscava desviar em três formas, os valores recebidos pela Prefeitura Municipal de Timbé do Sul.
O esquema contava com a participação de um engenheiro civil contratado pelo município, além de duas empresas, uma responsável pelo fornecimento de materiais de construção e outra encarregada do cumprimento de obras e serviços. Todos atuavam de forma a simular a concorrência real entre empresas, favorecendo determinados grupos e empresas.
O material apreendido será analisado pela Polícia Científica. As evidências também serão analisadas pelo GAECO para dar prosseguimento às investigações e identificar outros envolvidos, além de aprofundar a apuração da extensão da rede criminosa.