A Prefeitura de Sombrio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, realizou nesta quarta-feira, 21, o Seminário da Educação Infantil, no Salão Paroquial Santo Antônio de Pádua. O encontro reuniu profissionais da rede municipal de ensino para um dia de formação, reflexão e compartilhamento de experiências pedagógicas desenvolvidas com as crianças.
Com o tema Práticas Inspiradoras da Leitura e Escrita na Educação Infantil — Oralidade e Narrativas Infantis, o seminário valorizou o trabalho realizado nas unidades escolares e proporcionou um espaço de troca de conhecimentos entre educadores, gestores e equipes pedagógicas.
A programação contou com a presença da prefeita Gislaine Cunha, do secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Jonas D’Ávila, e de secretários municipais, além de profissionais da educação.
Um dos destaques foi a palestra da professora Eliane Debus, que abordou a literatura para as infâncias e a educação das relações étnico-raciais, ampliando as reflexões sobre o papel dos livros e das histórias na formação das crianças. O encontro também contou com a participação da contadora de histórias Marksa Beterli da Silva Molgaro, que explorou a literatura, a imaginação e a oralidade como instrumentos de aprendizagem.
Ao longo do seminário, foram apresentadas experiências desenvolvidas por professores dos Centros de Educação Infantil - CEIs da rede municipal, envolvendo contação de histórias, clássicos da literatura infantil, produção de narrativas, parlendas, desenho e escrita. As práticas também passaram pela exploração das cores, da luz e das sombras, pelos sons e movimentos das aves, pelas descobertas da natureza por meio dos sentidos, além de atividades com frutas, memórias, brincadeiras e manifestações culturais.
As apresentações demonstraram diferentes possibilidades de aprendizagem na Educação Infantil, respeitando o tempo das crianças e valorizando a criatividade, a curiosidade, a expressão oral e as interações que fazem parte do cotidiano escolar.
Para o secretário de Educação, Jonas D’Ávila, o seminário reforça a importância de reconhecer e compartilhar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede. “Temos experiências muito ricas acontecendo nas nossas escolas e centros de educação infantil. Quando proporcionamos momentos como este, valorizamos nossos profissionais e permitimos que boas práticas sejam compartilhadas, fortalecendo ainda mais a qualidade da educação oferecida às nossas crianças”, destacou.