• Segunda-feira, 15 de Abril de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Bióloga do Centro de Triagem de Maracajá explica sobre sistema de reciclagem para vereadores de Araranguá

Política

Bióloga do Centro de Triagem de Maracajá explica sobre sistema de reciclagem para vereadores de Araranguá

Durante a sessão desta quarta, 21, na Câmara Municipal, a participação da bióloga responsável pelo Centro de Triagem de Maracajá, Gisele Garcia Dal Pont, foi registrada.

O convite se deu através de um requerimento do vereador em exercício, Lyrion Matheus com o objetivo de entender sobre a coleta seletiva do município vizinho e seu sistema de reciclagem.

“ O Código de Posturas, normatizado pela Lei Complementar 148/2012, estabelece no artigo 17 que o Sistema de Coleta será Seletivo, identificado e embalado de forma padronizada na origem, para que seja procedido o devido encaminhamento ao Sistema de Triagem dos resíduos.

O que evidentemente não confere com a realidade praticada no município. Já ao nosso lado, em Maracajá, lá a prefeitura executa há mais de 20 anos a coleta, triagem e destinação de todo o resíduo dos munícipes, promovendo leilões para os materiais recicláveis, como metal, vidro, papel, plástico e equipamentos eletro-eletrônicos, tendo gerado uma receita de 600 mil reais em 2022.

A cidade tem 7.815 habitantes, 11% de Araranguá. As escolas da rede municipal contam, desde o início do projeto, com a disciplina de Educação Ambiental e Patrimonial, promovendo a consciência sustentável nos futuros cidadãos da cidade”, descreveu o vereador em sua justificativa.

Durante sua explanação, a bióloga, Gisele, explicou sobre os detalhes do projeto, a importância de sua implementação e também da participação popular. “A partir do momento que se replica, comercializa o material, deixa de tirar da natureza matéria prima da natureza, além de arrecadar para o município. Garanto que o projeto vale a pena”, garantiu a bióloga.

A iniciativa foi elogiada pelos vereadores, que foram convidados para conhecer o Centro de Triagem de Maracajá e conhecer de perto o processo.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Câmara de Vereadores de Araranguá

Em alta Próximo

Em alta

Corpo encontrado em Torres poderá ser de mulher desaparecida há 20 dias; entenda o caso Anterior

Corpo encontrado em Torres poderá ser de mulher desaparecida há 20 dias; entenda o caso

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.