• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Cidades de SC registram pontos de alagamentos por causa da chuva

Geral

Cidades de SC registram pontos de alagamentos por causa da chuva

Defesa Civil emitiu alerta para riscos de alagamentos no litoral catarinense neste fim de semana.

Cidades catarinenses registram pontos de alagamento neste sábado (19) por causa da chuva forte no estado. No Litoral Norte, Camboriú e Balneário Camboriú tiveram luas alagadas e o trânsito foi interditado em alguns pontos.

A Defesa Civil de Camboriú está mobilizada na cidade e monitora os níveis dos rios e isolou algumas ruas onde havia muita água. Unidades de atendimento nos bairros Monte Alegre, na Rua Monte Agulhas Negras foram montadas para orientar os moradores.

Ruas foram fechadas no litoral Norte de SC por causa da chuva forte e alagamentos  — Foto: Prefeitura de Camboriú/Reprodução

Ruas foram fechadas no litoral Norte de SC por causa da chuva forte e alagamentos — Foto: Prefeitura de Camboriú/Reprodução

Já na cidade ao lado, em Balneário Camboriú, houve interdição temporária da Avenida das Flores, na Avenida Santa Catarina com a Rua Acre, na parte debaixo do Viaduto da 3700, na Avenida Alvin Bauer com a 4ª Avenida até que haja escoamento da água e guardas de trânsito orientam os motoristas e a guarda municipal orienta os motoristas.

A chuva forte também afeta outras cidades, especialmente no litoral. Na capital, um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro foi cancelado na manhã deste sábado por causa da chuva intermitente. Em outras cidades, como Joinville, Chapecó e Criciúma, os atos foram cancelados pelo mesmo motivo.

A previsão do tempo é de chuva forte até domingo (20) com risco de alagamentos e deslizamentos em cidades de cinco regiões de Santa Catarina mais próximas do Litoral, segundo a Defesa Civil.

De acordo com o órgão, as áreas do Litoral Norte e Sul, Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí podem ter acumulados acima de 100 milímetros com possibilidades de alagamentos.

A presença de instabilidade, a circulação marítima e a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica favorecem a ocorrência de chuva.

Recomendações

Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo 199. A recomendação é que durante as chuvas a população busque um local abrigado, longe de placas, árvores e poste de energia.

Se estiver na praia, a orientação é que jamais fique na água.Nos locais abrigados, o mais seguro é ficar distante de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada.

Chuva em SC

Na semana passada, a chuva forte já assustou moradores de cidades na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Sul e Norte do estado. Canelinha ficou alguns dias sem água e aula.

Brusque na manhã desta quarta-feira (9) — Foto: Frederico Oliveira Day/Arquivo Pessoal

Brusque na manhã desta quarta-feira (9) — Foto: Frederico Oliveira Day/Arquivo Pessoal

Ao menos 23 cidades notificaram a Defesa Civil do estado sobre ocorrências por causa da chuva forte e seis delas decretaram situação de emergência. Houve deslizamentos, quedas de estruturas, além de alagamentos.

Fonte: G1-SC

Coronavírus em SC: Estado confirma 1.025.344 casos, 985.897 recuperados e 16.285 mortes Próximo

Coronavírus em SC: Estado confirma 1.025.344 casos, 985.897 recuperados e 16.285 mortes

Arroio do Silva: Homem armado invade residência e rouba automóvel Anterior

Arroio do Silva: Homem armado invade residência e rouba automóvel

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.