• Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
  1. Home
  2. Turismo e Gastronomia
  3. Dicas para um pudim perfeito

Turismo e Gastronomia

Dicas para um pudim perfeito

Quem me segue no Instagram sabe que a única sobremesa que eu faço é pudim, e fica perfeitinho. Cada um tem a sua receita deste doce e seu jeitinho próprio de fazer, mas as dicas que vou passar aqui se aplicam a todas elas. No mais a sua definição de pudim perfeito pode variar de “COM FURINHO” ou “SEM FURINHO”.

Vamos às dicas!

1. Para deixar a textura lisinha e SEM FUROS, misture os ingredientes com um batedor de arame manual, que não deixa a massa tão aerada - mas também dá para bater no liquidificador por pouquíssimos tempo, 2 ou 3 segundo.

2. Caso você prefira seu pudim COM FURINHOS, bata por mais tempo no liquidificador e asse em forno alto, 180ºC.

3. Adicione extrato de baunilha, açúcar de baunilha ou fava fresca para dar ainda mais sabor ao seu pudim.

4. Não deixe que a calda do pudim passe do ponto e fique com um sabor amargo. Quando for fazer a calda, derreta o açúcar, desligue o fogo assim que começar a ficar com âmbar, porque com a forma quente a calda continua cozinhando.

5. O Banho-maria dentro do forno garante uma textura cremosa ao pudim. Para isso, encha a assadeira com ⅔ de água já quente.

6. Para evitar aquela crosta endurecida e esquisita sobre o pudim, cubra a forma com um papel alumínio durante o cozimento.

7. Desenforme o pudim  só depois que estiver gelado (exceto o pudim de claras). Passe uma faca sem ponta ao redor para soltá-lo. Depois leve a forma para uma das bocas do fogão, por alguns minutinhos até que a calda amoleça. Então, vire o pudim já posicionado no prato de servir.

Receita do meu pudim

Ingredientes da calda de caramelo:

150g de açúcar. 

Derreto o açúcar direto na forma com furo. Vou mexendo o açúcar até ele ir caramelizando por inteiro. Parece que vai dar errado, mas não se apavore, os grumos de açúcar vão desmanchando aos poucos. 

Ingredientes do pudim:

1 lata de leite condensado;

450ml de leite integral;

1 colher de café de essência de baunilha (opcional);

2 ovos;

4 gemas; 

Bato os ingredientes todos juntos no liquidificador, só pelo tempo necessário para a mistura ficar homogênea, 2 ou 3 segundo apenas. Despejo o líquido na forma, sobre o caramelo e levo para a panela própria para pudim que já possui espaço para o banho-maria. Quando eu não tinha a panela, levava para o forno, no banho-maria e cobri a forma do pudim com papel alumínio e assava à 150ºC. 

Assista ao vídeo: “Estar bem-vestida não é questão de dinheiro”, diz Beth João Próximo

Assista ao vídeo: “Estar bem-vestida não é questão de dinheiro”, diz Beth João

Assista aos vídeos: Região em alerta por conta da chuva Anterior

Assista aos vídeos: Região em alerta por conta da chuva

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.