Sexta-feira Santa
O espetáculo conta com cerca de 90 personagens envolvidos na encenação
Meleiro
Pela vigésima segunda vez, o Grupo Teatral Renato Ronchi de Meleiro vai encenar, na próxima sexta-feira, 18 de abril, às 19:00 no Estádio Ezio Pelegrini, a Paixão e Morte de Jesus Cristo.
O espetáculo terá entrada livre, com doação espontânea do público, através de urnas espalhadas no estádio. O recurso servirá para auxiliar nas despesas de som, luz e materiais.
De acordo com a diretora do Grupo, Silvia Rabelo, por coincidência , nesta edição, a data de 18 de abril marca o dia da primeira apresentação , no ano de 2003. "Nosso grupo teatral conta com cerca de 200 participantes voluntários e neste ano completamos 22 anos de história e encenação da Paixão de Cristo", frisa.
Na encenação são apresentadas 17 cenas, divididas em 7 cenários, com atores que são: agricultores, comerciantes, aposentados, estudantes, professores, eletricistas, músicos e donas de casa, que se vestem com os personagens que estiveram mais próximos de Jesus Cristo, na chamada via sacra, como: Discípulos, Maria (mãe de Jesus), Maria Madalena, Simão o Cireneu, Barrabás, Escribas, Anjos, ladrões, Pilatos e o povo. Outros voluntários também atuam nos bastidores, som e iluminação.
O grupo tem por objetivo evangelizar através de uma Páscoa diferente, com uma noite de profunda reflexão, de silêncio, para que todos possam relembrar a história do mais poderoso de todos os reis, nosso senhor, ontem, hoje e sempre: JESUS CRISTO.
Histórico do Grupo Teatral Renato Ronchi
O projeto do grupo se deu por volta do ano 2000, quando os amigos Sílvia Rabelo, Nialva Del Moro, Vonicio Machado e Tereza Albano iniciaram as conversas para possível apresentação. Listaram materiais, como seriam confeccionados os painéis, quem seriam os personagens, como seria feito a iluminação e a sonorização. Foram amadurecendo a ideia e no ano de 2002 se dividiram na confecção dos figurinos dos soldados usando caixas de papelão, restos de corino de sofás reformados, marmitex e cortinas velhas.
Além de vários outros itens emprestados pela comunidade como capacetes, fios, cestos e jarros, receberam muitas doações para pintura de painéis, madeiras para ergue-los e tecidos para roupas dos personagens.
O nome do grupo é em homenagem a um jovem que faleceu, sendo ele filho de uma das primeiras voluntárias. Que anda hoje contribui com o grupo.
O Grupo fez sua primeira apresentação no dia 18 de Abril de 2003, contando em 12 cenas a história da Paixão e Morte de Jesus Cristo.
A primeira apresentação contou com aproximadamente 40 pessoas que se revezaram na montagem dos cenários, ensaios e foram atores da peça.
Fotos: acervo do grupo teatral