• Sábado, 26 de Setembro de 2020
  1. Home
  2. Moda e Beleza
  3. Entenda o Consumo de Arte em Quarentena

Moda e Beleza

Entenda o Consumo de Arte em Quarentena

Segundo a Organização Mundial da Saúde, desde o nascimento até o fim da vida, a arte influencia nossa saúde física e mental. Ela ajuda a lidar com tristezas, alivia a sensação de solidão e diminui os níveis de estresse.

Particularmente, sempre consumi arte, mas em quarentena é ela quem faz tornar os dias menos difíceis. Como seria o isolamento social sem filmes, séries, livros, músicas e qualquer tipo de expressão artística?

A prova social mais concreta de que a arte é a válvula de escape para a sanidade em quarentena é a democratização dos shows em formato de live. Atire a primeira pedra quem não assistiu a nenhuma live. 

Até mesmo a arquitetura bonita daquele prédio visto da sua janela é arte. E a maquiagem diferentona que você testou porque não tinha mais nada para fazer? Também. Aliás, o reality show Glow Up disponível na Netflix é uma boa recomendação aos entusiastas e curiosos da maquiagem para vivenciar esse campo de uma maneira menos comercial e regrada.

Estudos apontam que o mundo virtual dos games vem crescendo exponencialmente, especialmente na quarentena. Neles, vivemos vidas que não a nossa enquanto isolados. Tanto que uma quantidade de marcas de moda já colocaram suas criações para venderem online dentro dos jogos, como no The Sims e Animal Crossing. É a arte, a moda e o mercado trabalhando juntos por sobrevivência. Sim, os games classificam-se como arte digital e também é uma recomendação da OMS como forma de passar o tempo em casa.

Os clubes do livro também surgem em onda crescente, uma forma de incentivar a leitura - aliás, parece que quase todos voltamos a esse hábito com a vida menos corrida, né? -, e ainda trocar conhecimento e conhecer novas pessoas mesmo distantes. A Gabriela Prioli fez um, dá uma olhada nos destaques do instagram dela. 

Sobre vínculos sociais durante o isolamento, é também a arte que tem sido explorada nas varandas e janelas das casas e apartamentos ao redor do mundo. A música compartilhada entre os vizinhos tem os unidos durante a pandemia.

A realidade está pesada, a pintura e bricolagem vem sendo praticado por pessoas de qualquer idade para acalmar a mente bagunçada, eu mesma desengavetei meus pinceis e aquarelas, e para as crianças, é uma terapia a aproximação com a arte quando trancafiadas em casa, contribuindo com o lazer e formação da educação e cultura.

A arte pode manter tudo mais leve em quarentena, mas lembrando que ela nem sempre precisa causar um sentimento bom e ser bonita. Não à toa, muita coisa se origina em cenário de caos e pode ter certeza que virá pós covid-19, assim como conhecidas obras pós guerras que são tão emblemáticas. 

E a Moda é Arte?

Muito questionado e quase nunca com uma resposta concreta. A relação de moda x arte é polêmica e depende do ponto de vista de cada autor. No dicionário, o significado de arte consiste em uma atividade humana ligada a uma ideia ou emoção que estimula a consciência. Para a filosofia, é uma expressão imaterial projetada no material. No intelecto geral, acredita-se (e com razão) que o ser humano utiliza da sua criatividade para cria-la, e dessa forma sim, pode-se dizer que a moda é arte.

Mas não para aí, afinal, para muitos, a simples resposta de que moda está em museus já basta para ser considerada arte. Os designers ou criadores de qualquer segmento de imagem de moda, usam de seu próprio processo de criação para o desenvolvimento de um projeto no qual envolve diversas formas de arte que geralmente são seus pilares construtores, como o cinema ou a música. Além de que o slow fashion ou o artesanato também podem ser considerados arte. E a moda quando arte visual, nada mais que uma expressão artística.

Informe-se

Já não bastasse o caos, experimentamos o burburinho relacionado a cultura x política em cenário pandêmico. Regina Duarte e o descaso com a arte e cultura nacional, artistas como Moraes Moreira e Rubem Fonseca que vieram a falecer não foram homenageados em massa em frente a academia de letras ou ao Municipal devido ao isolamento, é claro, mas ora, não vimos nenhuma nota de pesar do ministério da cultura.

Ter uma classe cultural que resiste e até mesmo produz, é como uma pequena chama em meio ao breu que estamos inseridos nesse cenários pandêmico e sócio político. 

 

Giulia Be cantora de ‘Menina Solta’ é uma promessa do pop Brasileiro Próximo

Giulia Be cantora de ‘Menina Solta’ é uma promessa do pop Brasileiro

Projeto para substituir a balsa em Araranguá está pronto Anterior

Projeto para substituir a balsa em Araranguá está pronto

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.