• Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
  1. Home
  2. Uaaau Show
  3. Festa do Colono: um evento que merece ser lembrado

Uaaau Show

Festa do Colono: um evento que merece ser lembrado

Turvo

Diante dos cuidados da pandemia do coronavírus, não pudemos celebrar a Festa do Colono em 2021. Foi preciso tomar medidas para priorizar a saúde e prevenção de nossa população. Este seria o momento de passarmos um final de semana especial com grandiosas comemorações, desfrutando de nossa gastronomia, prestigiando nossos expositores, desfiles, soberanas, shows e tantos atrativos deste evento de proporções gigantescas.  Não foi possível por uma questão maior de segurança, mas diante de tudo isso podemos ter em nossas mentes a alegria de festas anteriores e nos preparar para a próxima edição, que  será um momento tão aguardado, de dupla celebração, com a superação deste momento tão difícil e de valorizar o nosso agricultor.

A primeira Festa do Colono ocorreu no dia 1º de agosto de 1971, sendo realizada sempre no mês de agosto, em ano ímpar.

Desde então a festa se consolidou como um marco para a comunidade turvense que vê o evento como uma justa homenagem ao agricultor, que faz tanto por esta terra.

A festa foi tomando proporções maiores, tanto de público como de infraestrutura. A medida que os anos foram passando se tornou um evento verdadeiramente conhecido no sul catarinense, hoje fazendo parte do calendário oficial de eventos do Estado.

Desde a primeira edição, uma das maiores atrações é o desfile das máquinas agrícolas, que orgulhosamente são conduzidas pelos agricultores no trajeto da avenida municipal. É uma tradição passada de pai para filho.

Em 1979 foi criada uma modalidade para tornar a festa ainda mais atrativa, a Arrancada Catarinense de Tratores.

Além de inúmeras outras atrações que a Festa do Colono proporciona aos visitantes, um ponto que merece destaque é a gastronomia. Para quem gosta de saborear um prato típico, a festa oferece as mais conhecidas variedades da gastronomia italiana, como macarronada, polenta, galinha, fortaia, risotos e muitos outros pratos.

Mas também como em toda boa festa, os shows não poderiam faltar, por isso a Festa do Colono traz sempre para o público que visita nos quatro dias de festa muitos shows regionais e nacionais, além da feira de agronegócios que é um propulsor da economia do município.

“Agradeço a cada pessoa que ajudou a compor esta festa histórica, a todas as pessoas que colaboraram em todos os setores deste evento de grande magnitude. É difícil nominar a tantas pessoas que fazem parte destas 24 edições anteriores e com as quais esperamos que estejam conosco na 25ª edição. Agradecemos ainda a compreensão de todos que entenderam a cautela diante deste momento delicado na saúde, que infelizmente ocasionou, momentaneamente, o adiamento do evento. Que relembremos tantos momentos felizes que passamos nesta história, enaltecendo nosso homem do campo, para que em breve possamos celebrar em um grandioso evento novamente”, destaca o prefeito, Sandro Cirimbelli.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Turvo

Coronavírus em SC: Estado confirma 1.142.067 casos, 1.110.971 recuperados e 18.477 mortes Próximo

Coronavírus em SC: Estado confirma 1.142.067 casos, 1.110.971 recuperados e 18.477 mortes

Unesc recebe pesquisadores para Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade Anterior

Unesc recebe pesquisadores para Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.