• Sexta-feira, 29 de Março de 2024
  1. Home
  2. Uaaau Show
  3. Filme terá Morro dos Conventos como palco

Uaaau Show

Filme terá Morro dos Conventos como palco

O Morro dos Conventos será o palco para o encontro de três pessoas que fazem a travessia do Rio Araranguá pela balsa. Todas tem seus problemas. Nenhuma delas se conhece. Mas suas vidas mudam quando descobrem um passado em comum. Esse é o enredo o curta-metragem ‘Travessia’ (nome provisório), que tem Sander Hahn como diretor e roteirista, Marcello Zapelini Rosa como ator e roteirista, Maurício Pereira como produtor e Décio Gorini como produtor musical.

Inicialmente, a ideia partiu de Gorini que é músico e professor em Brasília, mas veraneia no Morro dos Conventos. Ele falou sobre a intenção de fazer um filme a Sander e Marcello. “A partir daí, a ideia foi evoluindo. Inicialmente era algo pequeno, apenas um personagem. Depois passou para três e depois quatro”, contou Sander.

O roteiro do curta ainda está em desenvolvimento. Além disso, os responsáveis estão em fase de captação de recursos para tirar o projeto do papel. “Não existe uma super produtora por trás deste projeto. Existem, sim, pessoas que tem know-how, conhecimento e canais, mas que precisam captar recursos para pode fazer isso”, comentou Maurício Pereira. As gravações devem ter início ainda neste mês de julho. “Queremos começar neste mês porque uma série de fatores contribuiria para a qualidade do filme, como a luminosidade e a questão do clima, por exemplo”, esclareceu Pereira.

Fomentando o turismo

O filme mostrará as belas paisagens do Morro dos Conventos. Desta forma, quem o assistir será convidado a conhecer o balneário, ainda que de maneira subliminar. Para o produtor, Maurício Pereira, o projeto deve divulgar não apenas a praia e o município de Araranguá, mas toda a região.

“O grau de ação da mídia e de cinema em termos de planeta é algo notório e não tem como ocorrer diferente. O Morro é um lugar com belezas naturais e precisamos mostrar isso ao resto do mundo. Precisamos falar que Araranguá existe ou que o Morro dos Conventos está no mapa, que existem ilhas, que temos um rio que troca de cor duas vezes por ano. Poucas pessoas sabem disso”, observou.

O diretor, Sander Hahn, esclarece que a divulgação do Morro dos Conventos não será restrita aos brasileiros. “Essa divulgação do filme é algo que podemos dizer que será internacional, porque inscreveremos o filme em festivais mundo afora como o Festival Internacional de Cinema de Berlim, Festival Sundance de Cinema, Festival Cannes e, óbvio, que aqui em Gramado e em Brasília também. Nosso filme tem condições de chegar a este nível, projetando a nossa cidade internacionalmente, além dos nomes dos patrocinadores”, esclareceu.

Movimento da economia

Além de fomentar o turismo, o curta-metragem também será capaz de movimentar a economia local. Mesmo com uma produção pequena, muitas pessoas e serviços serão beneficiados. “São pessoas se alimentando, se hospedando em hotéis e abastecendo seus carros. Além disso, nós alugamos a câmera, as roupas, temos designer, diretor de arte, maquiadora. Tudo isso movimentando dinheiro”, revelou Sander. “Além da cultura que o cinema passa, temos também um fomento da economia”, completou Marcello.

Mais de 20 pessoas devem estar envolvidas na produção do curta-metragem ‘Travessia’: diretor, diretor de fotografia, diretor de arte, diretor de música, atores, figurantes, maquiadores, coadjuvantes, assistente de direção, continuísta, editor, colorista, entre outros.

Outros filmes

Sander e Marcello já tem alguns curtas-metragens gravados. Quatro estão disponíveis no canal Vídeo Beta no YouTube e outros concorrem a festivais e, por isso, ainda não podem ser divulgados. Em todos os filmes, eles buscaram mostrar os potenciais das cidades da região. Desta forma, já foram palco para seus curtas os municípios de Criciúma, Laguna, Siderópolis e Nova Veneza.

A paixão por filmes não é de hoje. Marcello se considera um cinéfilo. Sander teve uma vídeo locadora, a Vídeo Beta. “Eu sempre fui apaixonado por cinema e conheci o Marcello na locadora. Com o passar dos anos, vi que as locadoras estavam acabando. Então, eu tive a ideia de fazer um filme sobre a decadência desses estabelecimentos”, revelou. Foi assim que, em 2013, surgiu o primeiro filme da dupla Sander e Marcello, intitulado ‘Era uma vez fitas, DVDs e Blu-Rays’.

Texto e fotos: Clara Floriano 

Réu é condenado a 32 anos de prisão por crime bárbaro praticado em Timbé do Sul Próximo

Réu é condenado a 32 anos de prisão por crime bárbaro praticado em Timbé do Sul

Ignorância, causa de todo sofrimento Anterior

Ignorância, causa de todo sofrimento

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.